Mini bicicleta ergométrica: o que é, benefícios e como funciona
A mini bicicleta ergométrica, também chamada de cicloergômetro, é uma versão mais “simples” da bike ergométrica comum. Assim, ela não possui banco ou guidão, apenas os pedais.
Se você está buscando sair do sedentarismo e perder algumas calorias, mas não quer sair de casa, a mini bike ergométrica é uma ótima opção.
Além disso, o equipamento costuma ser utilizado por fisioterapeutas na reabilitação de pacientes que estiveram internados por um longo período de tempo.
Benefícios da bicicleta ergométrica
Queima de calorias
Apesar de ser mais simples, assim como qualquer outra atividade aeróbica, a mini bicicleta ergométrica, quando usada com regularidade, pode ajudar a perder peso.
Mas é importante frisar que para emagrecer é fundamental combinar exercícios aeróbicos com o treinamento de força (musculação). Além, é claro, de uma dieta balanceada.
Fortalecimento dos músculos
A mini bike também pode fortalecer os músculos. Dessa maneira, a prática regular ajuda a fortalecer tanto os membros inferiores quanto os membros superiores. Pois você pode utilizá-la com os pés ou com as mãos.
Leia também: Andar de bike: cuidados para evitar dores na coluna
Praticidade
De fato, o que chama mais atenção na mini bike é a praticidade. Você pode pedalar enquanto assiste a sua série favorita ou lê aquele livro que está guardado a muito tempo. Além disso, é possível transportá-la para qualquer ambiente e a qualquer momento.
Como utilizar a bicicleta ergométrica
- Primeiro, posicione a mini bicicleta ergométrica em um lugar de sua preferência e deixe ela na sua frente. O joelho deve estar em uma distância na qual você possa entendê-lo durante todo o treino;
- Em seguida, sente-se em uma cadeira ou banco firme com encosto, por exemplo, e mantenha as costas apoiadas. Lembre-se de ter um apoio que fique realmente fixo para evitar tombos;
- Agora comece a pedalar e programe em um cronômetro o tempo recomendado.
Por fim, o exercício feito com a mini bike deve ser leve e indolor. Caso você tenha dores ou sintomas como falta de ar, tontura ou dor no peito, pare imediatamente.