Truques de mindfulness para diminuir a ansiedade

Bem-estar Equilíbrio
22 de Outubro, 2019
Truques de mindfulness para diminuir a ansiedade

Sensação de que tudo vai dar errado a qualquer momento, preocupação excessiva com o futuro, pensamentos a milhão. Hoje é privilégio não sofrer com a ansiedade em algum momento, principalmente com a vida que levamos. 

Estar ansioso pode esgotá-lo mentalmente e ter impactos reais no corpo. Mas, a boa notícia é que existem alguns truques de mindfulness para diminuir a ansiedade.

O que é mindfulness

Mindfulness (atenção plena, em uma tradução livre) é uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado. 

Na prática, é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. É sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo.

Não apenas isso, mas atenção plena também é olhar para o mundo – seu mundo – com menos julgamento e mais aceitação.

Como usar mindfulness para diminuir a ansiedade

Não é preciso gastar tempo, salário ou contorcer o corpo em posições difíceis. Você provavelmente já possui todas as ferramentas necessárias para praticar a atenção plena. Use esses passos de mindfulness para diminuir a ansiedade e o estresse:

Defina uma intenção

Definir uma intenção pode ajudá-lo a se concentrar e a lembrar porque está fazendo alguma coisa. Por exemplo, você pode definir a intenção de cuidar do seu corpo antes de ir para a academia ou de tratá-lo com bondade antes de comer.

Faça uma meditação guiada

Aplicativos e programas online são uma ótima maneira de mergulhar na prática de meditação sem se comprometer com uma aula cara ou demorar muito tempo. Existem inúmeras versões gratuitas e guiadas. Esses aplicativos são um ótimo lugar para quem pretende começar a meditar. 

Faça uma caminhada

Caminhar ao ar livre faz maravilhas pela ansiedade. Preste atenção aos sons ao redor, à sensação do vento contra a pele e aos cheiros. Mantenha o telefone no bolso (ou, melhor ainda, em casa) e faça o possível para permanecer no momento, concentrando-se nos sentidos e no ambiente. Comece com um pequeno passeio pelo quarteirão e veja como se sente.

Tome um chá

Fazer uma xícara de chá é uma prática profundamente apreciada em muitas culturas ao redor do mundo. Concentre-se em cada etapa. Observe o vapor subir e sinta o calor do copo contra a sua mão. Se tiver tempo, tome o chá sem distração. Não gosta dessa bebida? A prática pode ser feita enquanto se prepara um café passado ou suco. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Concentre-se em uma coisa por vez

Sim, sua lista de tarefas a fazer pode ser uma forma de atenção se você fizer o que é certo. Defina um cronômetro por cinco minutos e dê a uma tarefa toda a sua atenção. Não é necessário checar o telefone, clicar nas notificações, navegar online – absolutamente nenhuma multitarefa. Deixe essa tarefa tomar o centro do palco até o cronômetro disparar.

Desconecte-se

Você precisa estar o tempo todo com o celular na mão? Deixe o telefone fora do alcance sempre que possível. Em vez de se preocupar com isso, sente-se e respire antes de começar a comer. Reserve um momento para suas necessidades. O aparelho ainda estará lá quando você terminar.

Transforme as tarefas domésticas em um exercício mental

Em vez de ficar obcecado com a sua lista de tarefas ou desordem, relaxe no momento. Dance enquanto lava a louça ou concentre-se na maneira como o sabão escorre pelos azulejos enquanto limpa o banheiro. Faça cinco respirações lentas enquanto espera o microondas parar. Sonhe acordado enquanto dobra a roupa.

Faça pausas

As coisas parecem estar se movendo mais rápido do que nunca. Há muitos prazos, muitas reuniões e não há tempo suficiente durante o dia. E a maioria das pessoas pensa que isso significa que elas precisam estar sempre em movimento, passando de uma coisa para outra sem respirar.

Pode parecer que não há escolha a não ser seguir em frente, mas a ciência diz que fazer uma breve pausa pode ser exatamente o que você precisa. Evita o cansaço da decisão, aumenta a produtividade e a criatividade e restaura a motivação para continuar avançando em direção aos objetivos. E não precisa demorar muito – fazer uma pausa pode ser tão simples quanto dar um passeio pelo quarteirão, comer um lanche e deixar alguns momentos preciosos para fechar os olhos e respirar profundamente para limpar a cabeça.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva