Mergulhar a cabeça no gelo cura ressaca? Prática viraliza no TikTok

Saúde
14 de Outubro, 2022
Mergulhar a cabeça no gelo cura ressaca? Prática viraliza no TikTok

Gostando ou não do TikTok, é indiscutível que não falta criatividade na rede social. O desafio mais recente que ganhou milhares de adeptos consiste em mergulhar a cabeça no gelo para melhorar os sintomas da ressaca. Muitas pessoas questionaram se a tática funciona, e os usuários que fizeram o teste garantem que sim. O “truque”, segundo os vídeos, é manter a cabeça imersa no gelo pelo tempo que a pessoa suportar. Neste perfil, a usuária Ashley Izzle relata que se sente “incrível” após o desafio. Contudo, do ponto de vista científico, não há nada que comprove a eficácia do método.

Veja também: Água de clorofila, sensação do TikTok, faz bem para a saúde?

Mergulhar a cabeça no gelo alivia ressaca, mas não é a solução

Uma teoria que justifica o alívio dos sintomas da bebedeira é que a água gelada provoca a constrição dos vasos sanguíneos da cabeça, reduzindo o fluxo de sangue da área. Dessa forma, a dor de cabeça, um dos principais desconfortos da ressaca, pode reduzir temporariamente. Além disso, a temperatura fria provoca o choque térmico em contato com a pele, um fator que favorece o “despertar” e a sensação da recuperação do ânimo.

Como evitar os sintomas da ressaca?

Em vez de pesquisar como curar ressaca, você pode evitar o problema ao tomar algumas atitudes simples, mas que farão a diferença no dia seguinte. Confira algumas:

Hidrate-se: a água é uma excelente aliada do corpo antes e durante o consumo de bebidas alcoólicas. O ideal é beber um copo de água por drinque ou latinha, e caprichar na ingestão do líquido depois. Dessa forma, você afasta um quadro de desidratação, que é a maior vilã do corpo, pois causa dores de cabeça, náusea e outros incômodos típicos da ressaca.

Não esqueça de se alimentar: talvez um dos grandes erros de quem bebe demais é deixar a alimentação de lado. Apostar em uma alimentação leve, porém nutritiva, pode prevenir os efeitos do álcool no organismo. Por exemplo, você pode fazer um lanche que contenha atum, nuts e um suco de fruta antes de “começar os trabalhos”.

Evite tomar medicamentos antes de beber: principalmente os que contêm paracetamol.

Não misture os tipos de bebidas: em festas com open bar, é difícil se limitar a apenas um drinque. No entanto, misturar cerveja com destilado pode intensificar os sintomas da ressaca. Então, se possível, escolha uma bebida preferida e restrinja o consumo a ela. Não se esquecendo, é claro, de seguir as dicas acima!

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar