Menopausa precoce: O que é e como identificar
A menopausa é um evento! Sim, ela, no Brasil, é considerada com a última menstruação! Geralmente perto dos 45, 50 anos de idade a mulher começa a ter alterações no ciclo menstrual. Em alguns meses pode menstruar mais de uma vez, e também pode acontecer de ficar alguns meses sem a menstruação e depois ela volta. Quando ficamos um ano ou mais sem menstruar, sabemos que a menopausa foi há um ano. Ou seja, na data da última menstruação. E o que significa isso? Significa que a mulher esgotou os óvulos que havia nos ovários. Então, encerra-se o período reprodutivo! Se acontecer da última menstruação acontece antes dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce.
Juntamente com o fim dos óvulos ocorre a diminuição de dois hormônios que ajudam a regular várias funções no corpo da mulher e por isso alguns sinais e sintomas acontecem.
Sintomas da menopausa precoce
Em geral os sintomas aparecem nos anos próximos da menopausa, mas algumas mulheres podem continuar com algum deles por mais tempo. Principalmente os sintomas como calores, diminuição da lubrificação vaginal, insônia precisa ser tratados para que a mulher tenha mais qualidade de vida. Além disso, um sintoma pode desencadear outro e ai, tudo vira um ciclo de sensações ruins.
Assim, os hormônios que ajudavam na regulação de algumas funções como hidratação da pele, cabelo, unhas, no aumento do fluxo de sangue para músculos e juntas não exercem tão bem essas funções e então, as mulheres acabam sofrendo.
Mas, atitudes simples e naturais como manter uma boa alimentação e a prática regular de exercícios, podem ajudar muito principalmente em sintomas como calores, indisposição, insônia, diminuição da libido e outros, mas, a consulta com um médico ginecologista no mínimo 1x por ano é fundamental. Há algumas alterações por exemplo que muitas vezes não é vista nem sentida, mas precisa de tratamento, como a osteoporose, por exemplo, que falarei num próximo artigo!
É importante saber que tudo isso é parte do processo de envelhecimento e deve ser tratado com naturalidade, mas informações e cuidados são sempre bem vindos!
Essa é a ideia dessa coluna! Que bom que você leu esse artigo até aqui! Continue nos acompanhando!
Leia também: Estilo de vida e sintomas da menopausa: Conheça a relação