Menopausa e perda de peso: estudo faz descoberta interessante

Saúde
26 de Abril, 2023
Menopausa e perda de peso: estudo faz descoberta interessante

A menopausa costuma ser uma fase delicada na vida da mulher. As alterações hormonais provocam alguns desconfortos: fogachos, queda da libido e indisposição são as principais queixas. No entanto, nem todos os efeitos são negativos. Cientistas da Universidade de Edimburgo, da Escócia, descobriram que a menopausa pode facilitar a perda de peso.

Veja também: Dieta líquida pode reverter diabetes tipo 2, sugere estudo

Por que a menopausa pode influenciar a perda de peso?

Os cientistas creem que a chave pode estar entre o fim da idade fértil e o começo da menopausa. Em estudos anteriores com camundongos, foi observado que as fêmeas apresentavam o mesmo comportamento fisiológico. Quando envelheciam, se tornavam mais suscetíveis ao emagrecimento.

Na pesquisa atual, os autores reuniram 42 pessoas — homens e mulheres — de 21 a 61 anos com quadro de sobrepeso ou obesidade.

Ao longo de quatro semanas, as mulheres fizeram três refeições diárias com redução calórica de 30%. Ou seja, cerca de 1.300 calorias. Os homens também seguiram a mesma regra, mas com o aporte calórico um pouco maior: 1.600 calorias.

Como resultado, os homens se saíram melhor na perda de peso, independente da idade. Contudo, quando comparados com as participantes de 45 anos ou mais, o emagrecimento ficou mais equilibrado, com menos diferença entre os gêneros.

Depois dessa idade, a média de perda de peso ficou em 10% de redução da gordura corporal para homens e mulheres.

Resposta pode estar na fisiologia feminina

Embora o estudo seja pequeno, os cientistas veem o achado como uma forma de incentivar as mulheres na menopausa a persistir na perda de peso, caso tenham esse objetivo.

Uma das hipóteses para a essa predisposição natural é que o corpo precisa de menos gordura após a idade reprodutiva. Logo, o organismo se adapta à nova realidade, com melhor resposta ao déficit calórico.

Perda de peso durante a menopausa precisa de cuidados 

É importante lembrar que, apesar da possível facilidade para perder gordura, a menopausa impacta na redução da massa muscular feminina.

Portanto, a mulher precisa apostar em exercícios de força e resistência para manter o volume dos músculos. Além disso, esse tipo de treino ajuda a prevenir doenças como a osteopenia e osteoporose, que atingem mais o público feminino na pós-menopausa.

A dieta também precisa de orientação profissional, com a inclusão de alimentos ricos em proteína, cálcio e outros nutrientes essenciais para a boa saúde. Em alguns casos, pode ser necessária a suplementação — por isso, consulte sempre seu médico ou nutricionista.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma