Melhores exercícios para cada tipo de corpo
Embora existam diversos programas de exercícios que são essenciais para a saúde física, cada tipo de corpo tem um objetivo. Com isso, adequar o treinamento irá ajudar a ver resultados mais rapidamente.
Basicamente, existem três tipos de corpo, o ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Tais nomes podem soar estranhos, entretanto, saber em qual desses três você se encaixa pode ajudá-lo com seu plano de treino.
Ectomorfo
São aquelas pessoas que tanto comem e não engordam de jeito nenhum. São altos, magros, e possuem os membros longos. Sendo assim, possuem mais facilidade em esportes como natação, atletismo, e ciclismo.
Especialistas dizem que o recomendado é estabelecer um programa de treinamento de força e hipertrofia focado no aumento da massa muscular. Assim, os melhores exercícios aqui são os que mexem com as articulações, trabalhando grupos musculares primários e secundários. O treino aeróbico deve ser dosado e orientado por um instrutor, pois caso contrário a pessoa pode perder peso, atrapalhando o crescimento de massa muscular.
Leia também: Exercícios para emagrecer e definir os braços
Endomorfo
Já esse tipo de corpo é o oposto do anterior. Os endomorfos são caracterizados pela baixa estatura e por ganhar peso rapidamente. Isso se deve ao fato de possuírem um metabolismo lento, o que facilita o acúmulo de gordura. Porém, eles têm maior facilidade para ganhar massa muscular.
Para esse grupo, os melhores exercícios são os de alta intensidade, que aumentam a resistência cardiovascular. Como por exemplo crossfit ou luta.
Leia também: 10 tipos de exercícios que ajudam a emagrecer
Mesomorfo
Por último, existem os mesomorfos, uma combinação dos dois anteriores. Sendo assim, costumam ganhar massa muscular e perder gordura com um pouco de esforço. Normalmente possuem uma estrutura atlética, definida por uma massa mais magra e altura média.
Portanto, o ideal para esse tipo de grupo é escolher esportes e exercícios que combinam força com a capacidade e a potência física, com programas de exercícios alternados, mudando constantemente entre o ganho de massa muscular e a atividade aeróbica para a resistência cardiovascular.
Tênis, futebol, remo e triatlo são os melhores exercícios para esse grupo.
Conhecer cada tipo de corpo é um fator importante. No entanto, não significa que exercícios recomendados para um grupo não possam ser feitos por outro.
O importante é seguir uma rotina saudável, com atividades físicas e uma alimentação balanceada.