Melhores exercícios para deixar as pernas saradas no verão
No verão aumentam as visitas às praias, piscinas, trilhas em geral, viagens e cachoeiras. Por isso, muitas pessoas querem dar uma turbinada no treino para garantir chegar nesta estação com as pernas saradas. Mas como fazer isso? Conversamos com o diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, para saber como conquistar pernas mais torneadas e fortes nesse verão e quais são as atividades mais indicadas, além dos hábitos que devem acompanhá-las. Confira agora os melhores exercícios para deixar as pernas saradas no verão!
Leia mais: Como ganhar massa muscular nas pernas? Os 5 melhores exercícios
Treino de força é fundamental
Todo mundo sabe que o exercício é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde, mas a maioria das pessoas ignora um componente crucial disso: o treinamento de resistência. E sem dúvida alguma é a única maneira de manter ou aumentar a massa magra.
De acordo com Eduardo Netto, apenas 6% dos adultos fazem a quantidade mínima recomendada para o fortalecimento muscular. “Negligenciar o treinamento de resistência – qualquer tipo de treino que construa força e músculo – é um grande erro”, afirma.
Nesse sentido, os principais benefícios do treinamento contra resistência são:
- Acelera o metabolismo;
- Reduz a gordura corporal;
- Proteção das principais causas de morte precoce e incapacidade;
“É muito importante esclarecer que para conseguir esses benefícios, você não precisa se tornar um fisiculturista (ou parecer um). E nunca é tarde para começar”, diz Netto.
Exercícios para deixar as pernas saradas para o verão
Agora que você já sabe sobre a importância do treino de força e seus benefícios, então que tal colocá-lo em prática? Confira os exercícios recomendados para chegar no verão com as pernas saradas!
Posterior de Coxa na Bola: 4 séries de 10 a 8 repetições;
Agachamento na Barra hexagonal: 4 séries de 10 a 8 repetições;
Cadeira extensora: 4 séries de 10 a 8 repetições;
Leg 45: 3 séries de 10 a 8 repetições;
Mesa Flexora: 4 séries de 10 a 8 repetições;
Hack Machine: 3 séries de 12 a 10 repetições;
Agachamento Búlgaro: 3 séries de 12 a 10 repetições.
Hábitos saudáveis para acompanhar os exercícios
O importante é você encontrar o que gosta de fazer e, às vezes, isso leva um pouco de experimentação, além de uma boa dose de paciência. Portanto, vamos à primeira dica: procure e escolha alguma atividade que lhe dê prazer. Isso porque o melhor exercício não é aquele que o torna mais forte ou proporciona maior gasto calórico, mas sim aquele que você gosta o suficiente para repeti-lo de maneira sistemática.
Além disso, o educador físico afirma que é preciso evitar exageros. “ O alto volume de exercício, sobretudo quando combinado com pouca recuperação, não é recomendado”. Do mesmo modo, a recuperação é tão importante quanto o próprio treino. Sem descanso, você não vai ficar mais forte ou mais rápido. Um sinal de alerta é: se você mal consegue realizar suas tarefas diárias, programe 1 ou 2 dias de descanso e procure não repetir esse erro, pois caso contrário existirá uma forte chance de abandono do programa de exercícios.
“Estabeleça uma rotina de exercícios que seja factível com seu estilo de vida, O fator mais importante no estabelecimento de uma rotina é definir uma hora do dia para realizar uma determinada tarefa. E acima de tudo: Evite sair da rotina e não espere resultados imediatos”, finaliza.
Fonte: Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.