Melhores exercícios para definir o abdômen

Bem-estar Movimento
01 de Fevereiro, 2024
Melhores exercícios para definir o abdômen

Um dos maiores objetivos de quem inicia uma prática esportiva é perder a teimosa barriguinha. E vamos combinar: não é tarefa fácil. Além de investir em exercícios, é preciso fazer uma mudança de hábitos geral, incluindo alimentos saudáveis na rotina, sono regulado, entre outros. Desse modo, é possível perder peso e, com constância e persistência, conquistar a tão sonhada “barriga de tanquinho”. Confira, agora, os melhores exercícios para definir o abdômen.

Leia mais: Yoga e gordura visceral: posturas que estimulam a região do abdômen

Melhores exercícios para definir o abdômen

De acordo com Lucca Frazão, preparador físico, os melhores exercícios para definir o abdômen são aqueles que utilizam movimentos da coluna. Por exemplo, flexão ou prancha lateral, bem como as rotações da coluna sem carga, para não sobrecarregá-la.

“Outra estratégia que está sendo muito utilizada no fisiculturismo são os abdominais hipopressivos, que são uma combinação de respiração e ativação da musculatura profunda do abdômen, tendo uma boa eficiência estética e de redução de perímetros de cintura. Cabe ao profissional de educação física montar uma rotina adequada, acompanhar e comprovar os resultados de maneira segura e eficaz. Ou seja, não existe o melhor exercício para abdômen, mas sim melhores combinações em conjunto com a fase de treinamento do aluno, frequência semanal, tempo disponível, limitações e objetivos individuais”, explica Lucca.

Veja um exemplo:

Alimentação para definir a barriga

A melhor dieta é aquela que você consegue seguir. É o momento de se cuidar, mas sem estresse. Assim, evitar frituras e industrializados e priorizar frutas, vegetais e grãos integrais é sempre uma boa estratégia, especialmente agora.

Pensando nisso, uma dieta low carb não muito severa  (40% de carboidratos) pode ser um dos estilos alimentares indicados para quem deseja emagrecer até o final do ano sem abrir mão da saúde.

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% no dia seja carboidrato. Contudo, nos métodos low carb, o macronutriente compõe entre 45% a 5%.

A low carb é segura para quem deseja conquistar um abdômen trincado sem treinar. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.

Fonte: Lucca Frazão, preparador físico pós-graduado em Treinamento Esportivo de Alto Rendimento (NAR) e em Biomecânica, Avaliação Física e Prescrição de Exercícios (FMU).

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva