Melhores exercícios para definir o abdômen
Um dos maiores objetivos de quem inicia uma prática esportiva é perder a teimosa barriguinha. E vamos combinar: não é tarefa fácil. Além de investir em exercícios, é preciso fazer uma mudança de hábitos geral, incluindo alimentos saudáveis na rotina, sono regulado, entre outros. Desse modo, é possível perder peso e, com constância e persistência, conquistar a tão sonhada “barriga de tanquinho”. Confira, agora, os melhores exercícios para definir o abdômen.
Leia mais: Yoga e gordura visceral: posturas que estimulam a região do abdômen
Melhores exercícios para definir o abdômen
De acordo com Lucca Frazão, preparador físico, os melhores exercícios para definir o abdômen são aqueles que utilizam movimentos da coluna. Por exemplo, flexão ou prancha lateral, bem como as rotações da coluna sem carga, para não sobrecarregá-la.
“Outra estratégia que está sendo muito utilizada no fisiculturismo são os abdominais hipopressivos, que são uma combinação de respiração e ativação da musculatura profunda do abdômen, tendo uma boa eficiência estética e de redução de perímetros de cintura. Cabe ao profissional de educação física montar uma rotina adequada, acompanhar e comprovar os resultados de maneira segura e eficaz. Ou seja, não existe o melhor exercício para abdômen, mas sim melhores combinações em conjunto com a fase de treinamento do aluno, frequência semanal, tempo disponível, limitações e objetivos individuais”, explica Lucca.
Veja um exemplo:
Alimentação para definir a barriga
A melhor dieta é aquela que você consegue seguir. É o momento de se cuidar, mas sem estresse. Assim, evitar frituras e industrializados e priorizar frutas, vegetais e grãos integrais é sempre uma boa estratégia, especialmente agora.
Pensando nisso, uma dieta low carb não muito severa (40% de carboidratos) pode ser um dos estilos alimentares indicados para quem deseja emagrecer até o final do ano sem abrir mão da saúde.
Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% no dia seja carboidrato. Contudo, nos métodos low carb, o macronutriente compõe entre 45% a 5%.
A low carb é segura para quem deseja conquistar um abdômen trincado sem treinar. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.
Fonte: Lucca Frazão, preparador físico pós-graduado em Treinamento Esportivo de Alto Rendimento (NAR) e em Biomecânica, Avaliação Física e Prescrição de Exercícios (FMU).