Melhores exercícios físicos, de acordo com Harvard

Bem-estar Movimento
21 de Novembro, 2019
Melhores exercícios físicos, de acordo com Harvard

Saber quais são os melhores exercícios físicos para emagrecer ou criar massa não é uma tarefa fácil. Existem diversas modalidades que podem contribuir para todos que desejam ter uma rotina mais saudável.

Leia também: Emagrecer: Exercícios fáceis para perder peso

Diante disso, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fez uma lista com as modalidades de condicionamento físico que mais contribuem para a saúde e felicidade em geral.

Os cinco melhores exercícios 

Caminhada

A caminhada é um ótimo exercício para quem não pretende fazer muito esforço. Caminhar por 30 minutos aumenta a circulação sanguínea, a função imunológica e também pode diminuir dores nas articulações.

Comece com 15 ou 20 minutos de caminhada e aumente o tempo conforme você vai se acostumando. Além disso, aproveite se tiver a chance de ir andando para o local de trabalho ou estudo.

Natação

A natação é associada à melhoria da saúde mental, diminuição das dores nas articulações e até mesmo o fortalecimento dos pulmões. A exercício na água tem mais resultado do que outras atividades de baixo impacto. É indicado para quem tem pressa em perder peso, mas não aguenta o desgaste de atividades muito intensas.

Exercício de Kegel

Mais conhecidos como exercícios para a perda involuntária de urina. Ajuda a desenvolver os músculos do assoalho pélvico, diminuindo o risco de incontinência. Portanto, é bom tanto para os homens quanto para as mulheres.

Treinamento de força

São ótimos exercícios para quem deseja fortalecer o músculo e sofrer menos com o metabolismo lento, além de ser uma opção também para perder peso.

Para quem está iniciando e deseja começar um treinamento de força, o recomendado é fazer sempre com um instrutor ou especialista, assim ele te dará o direcionamento correto.

Tai Chi

É uma arte marcial chinesa que possui movimentos leves e suaves. Traz os benefícios da meditação para um movimento rítmico e coreografado. E também pode melhorar a parte inferior e superior do corpo, como o equilíbrio e a flexibilidade.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente