Qual é o melhor lado para dormir na gravidez?

O sono durante a gestação tende a ser um desafio conforme os meses vão passando. Com o aumento da barriga, é difícil encontrar uma posição confortável. No entanto, o que muitas mulheres não sabem é que existe uma recomendação médica sobre qual é o melhor lado para dormir na gravidez.

De acordo com o Dr. Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra, a orientação é que a gestante durma virada para o lado esquerdo e o motivo está relacionado a circulação sanguínea na gravidez. Isso porque temos a artéria aorta que desce por cima da coluna, um pouco para a esquerda e se distribuí. Em outras palavras, abaixo do umbigo, ela desemboca nas artérias ilíacas direita e esquerda, que vão em direção às pernas.

Assim, o que acontece é que o sangue do coração desce para as pernas por meio dessas artérias, todavia, ele precisa voltar ao coração por meio da veia cava inferior. Ela, por sua vez, fica próxima a coluna do lado direito e tem uma pressão interior menor. Logo, isso faz com que seja mais fácil comprimi-la e bloquear o fluxo sanguíneo com o peso do corpo.

“Portanto, quando a gestante dorme para o lado direito, ocorre a compreensão da veia cava pelo peso do útero, diminuindo o fluxo de sangue das pernas para o coração. Como resultado, isso reduz o débito cardíaco que leva a uma diminuição na distribuição sanguínea, fazendo com que aumente a frequência do coração. Isso pode acarretar em palpitação, sensação de falta de ar e mal-estar na gestante”, detalha o especialista.

Leia mais: Depilação na gravidez: o que pode ou não usar nesse período?

Além de saber qual é o melhor lado para dormir na gravidez…

Assim, depois de saber que é melhor dormir virada para o lado esquerdo, Alexandre também orienta a gestante sobre a teoria dos seis travesseiros.

Em suma, indica-se que a grávida coloque os dois primeiros embaixo da cabeça para que não se comprima os ombros. Em seguida, deve-se posicionar o próximo por baixo da barriga. “Assim, quando o útero “cair” para o lado esquerdo quando a gestante estiver deitada de lado, ela não sentirá tanto essa movimentação”, completa o médico.

Já o quarto item deve ser colocado entre as pernas para conseguir afastar um joelho do outro. Por fim, indica-se que os dois últimos sejam posicionados nas costas para que a gestante possa voltar um pouco para trás e assim ficar mais confortável para descansar. Inclusive, estes dois últimos vão impedi-la de virar para o lado direito ou ficar de barriga para cima, evitando os possíveis desconfortos dessas posições.  

Fonte: Dr. Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Albert Einstein