Meditação para crianças: Benefícios da prática na infância
Meditação para crianças pode trazer muitos benefícios para pessoas de todas as idades – e isso não é diferente na infância. Não é só o corpo que se beneficia da prática, mas a mente também.
Mais do que fechar os olhos e ficar em silêncio, a meditação é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional, e os benefícios que a prática milenar traz à saúde e bem-estar já estão mais do que comprovados .
Como introduzir a meditação para crianças
A meditação deve ser apresentada como uma prática cheia de vantagens, por isso, é importante explicar os benefícios que a criança terá com a atividade. Não só, é preciso ela seja vista como divertida. Por isso, a prática em família é recomendada.
- A criança deve ser estimulada a usar sua imaginação
- Um local calmo, seguro e confortável é necessário para a prática
- É preciso se concentrar na respiração
Leia mais: Autoestima infantil: Como ajudar seu filho a desenvolvê-la
Benefícios da meditação para crianças
Desenvolvimento socioemocional
A princípio, praticar a meditação na infância pode ser excelente no que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional. Sendo assim, crianças que meditam desenvolvem desde cedo o autoconhecimento e saberão lidar melhor com suas emoções na infância e futuramente. Isso também é benéfico na hora de se relacionar com outras pessoas, como seus pais e outras crianças.
Leia também: Ansiedade infantil: Como identificar e controlar
Maior capacidade de concentração e foco
Ainda, a meditação pode fazer com que a criança tenha mais facilidade a se manter concentrada em outras atividades e a manter seu foco.
Inibe o estresse e a ansiedade
Não só, o ato de meditar também é uma excelente ferramenta para controlar emoções, assim como estresse e ansiedade. Na infância, tais sentimentos podem ser difíceis de serem lidados. Nesse sentido, a meditação pode ajudar, facilitando o enfrentamento dessas sensações.