Meditação no trabalho: adote a prática e seus benefícios

Bem-estar Equilíbrio
23 de Março, 2022
Meditação no trabalho: adote a prática e seus benefícios

O ambiente profissional pode nos levar a altos níveis de estresse, e até mesmo Síndrome de Burnout. No entanto, com técnicas como a meditação no trabalho, é possível ter bem-estar.

Assim, a finalidade da técnica se apresenta de forma funcional ajudando a liberar todo estresse, ansiedade e depressão acumulada,  além de proporcionar paz e a segurança de si mesmo.   

 “A meditação é uma técnica que faz com que a pessoa relaxe o corpo e em seguida a mente, fazendo com que surja um estado de concentração de descanso intenso dos pensamentos. A atividade traz múltiplos benefícios para quem se dedica à prática e acaba influenciando de forma positiva outras diversas áreas da vida, inclusive no trabalho”, pontua Juliana Viveiros, espiritualista da plataforma iQuilíbrio. 

Meditação no trabalho: como começar?

Você deve estar se perguntando, mas como fazer isso no trabalho?  Segundo Viveiros,  a primeira coisa que devemos fazer quando queremos iniciar a prática da meditação no trabalho é encontrar um lugar em que essa atividade possa ser desempenhada. O banheiro não é o local mais ideal, mas na falta de outro, serve aos propósitos para essa atividade. “Caso você tenha uma chefia com a mente aberta não deixe de conversar com eles sobre esse tema”, aconselha. 

Dessa forma, veja alguns exercícios para serem feitos:

Respiração 4 por 4

Respire contando até 4, segure contando até 4, solte contando até 4 e segure contando até 4. Esse exercício de respiração tem o poder de acalmar a mente, o corpo e o espírito por fazer com que os fluidos no corpo se equilibrem e se acalmem. Além disso, não se esqueça que, ao respirar, você manda uma mensagem ao seu corpo dizendo que está tudo bem.

Hiperventilação

Sabe aquele exercício que vemos nos filmes com pessoas respirando em sacos de papel? Faça! O exercício da hiperventilação é, por si só, uma ferramenta que auxilia na meditação no trabalho, isso porque ao respirarmos dentro de um saquinho, consumimos muito gás carbônico, o que faz com que não precisemos mais hiperventilar e fiquemos bem.

Leia também: Meditação da vela: Como funciona e benefícios

Visualizações

Para começar a meditar você pode fazer alguns exercícios de visualização. Esses exercícios consistem em fechar os olhos e repassar todos os detalhes do seu escritório ou ambiente de trabalho com os olhos da mente. Não pense no trabalho em si, mas sim no lugar em que você está. Isso fará com que você aprenda a focar naquilo que é de fato importante.

Visualização criativa

Assim que estiver craque na visualização, comece a prática da visualização criativa. Ela consiste em você visualizar aquilo que você quer que aconteça na sua vida no trabalho como promoções, aumento de salário, bonificações, elogios e reconhecimento. Então, imagine todas as cenas com riquezas de detalhes e pronto.

Benefícios da meditação no trabalho 

  • Redução do estresse: as múltiplas atividades desempenhadas no trabalho fazem com que o estresse seja parte dele. A meditação no trabalho ajuda a reduzir o estresse por aumentar a circulação sanguínea por meio da respiração e da quietude mental.
  • Aumento do foco e da concentração: o aumento do foco e da concentração formam parte dos ganhos dessa atividade. A meditação ajuda a concentrar os pensamentos em pontos focais fazendo com que os demais pensamentos fiquem em segundo plano.
  • Melhora da memória: a meditação para trabalhar ajuda nos exercícios de memória fazendo com que a mente libere espaço para guardar somente o que é necessário.
  • Aumento da criatividade: as mentes que não ocupam espaço com aquilo que é supérfluo têm maior poder de criação em diversos aspectos. A meditação ajuda nos processos de inventividade que são necessários no trabalho.

“A melhor meditação e a mais eficiente é aquela que realmente nos relaxa e nos apazigua. O ato de meditar proporciona bem estar interno, que nos permite mergulharmos em nós mesmos e entrar em contato com nosso melhor”, conclui Juliana Viveiros.

Fonte: Juliana Viveiros, espiritualista da plataforma iQuilíbrio. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina