Como criar e manter novos hábitos

Bem-estar Equilíbrio
11 de Março, 2020
Como criar e manter novos hábitos

Por mais que pareça uma tarefa difícil, é possível criar e manter novos hábitos. Ao começar um novo ano, muitos estabelecem metas e acabam não conseguindo cumpri-las, deixando esses objetivos para trás.

Seja malhar todos os dias, aprender uma nova língua ou ter uma alimentação mais saudável, tudo exige dedicação. Além disso, também é necessário ter inteligência emocional para conseguir reconhecer os erros, entender que deslizar faz parte até que se acostume e os novos hábitos se tornem algo natural na rotina.

Portanto, se você cansou de deixar suas metas dentro da gaveta, veja dicas valiosas de como manter novos hábitos:

Crie confiança

Em primeiro lugar, é importante ter confiança e pensamento positivo, mentalizar que vai dar certo. Assim, concentre-se em estratégias que atinjam seus pontos fortes e suas habilidades. Experiências passadas – boas ou ruins – são essenciais como forma de aprendizado e devem ser vistas não como uma barreira, mas como ferramenta útil para enfrentar novos objetivos com otimismo. 

Leia também: Hábitos que podem deixar você mais cansado que o normal

Crie uma rotina

Ter uma rotina detalhada pode criar uma melhor sensação de controle. Certifique-se de que sua agenda terá espaço e que você não irá seguir novos hábitos apenas a curto prazo. Portanto, é importante definir metas realistas e possíveis de se atingir, pois quanto mais sucesso você tiver, mais fácil será para se manter motivado e na linha.

Leia também: Hábitos alimentares que fazem você se sentir mais cansada

Faça o teste dos 21 dias

É normal demorar para se acostumar com um novo hábito. No entanto, proponha-se a aguentar firme por 21 dias. Segundo estudos, esse é o tempo que seu corpo e cérebro precisam para absorver e entender uma novidade como algo comum e para abandonar um hábito antigo. 

Faça seu próprio programa

Tente tirar um dia de folga para fazer coisas que você gosta, como desfrutar da sua comida favorita. Descubra o que é necessário – dentro do razoável – para tornar seu novo hábito uma prática agradável e sustentável. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher fazendo um exercício de ombros no aparelho da academia
Bem-estar Movimento

A ordem dos exercícios no treino importa? Personal explica

Trocar a ordem dos exercícios durante o treino de vez em quando pode até não fazer diferença, mas fazer isso com frequência pode impactar os resultados

Suchá detox
Alimentação Bem-estar

Suchá detox de verão: nutricionista ensina 2 receitas para desinchar

Veja receitas com melão, abacaxi, gengibre e hortelã, além de seus benefícios

Afundo ou passada
Bem-estar Movimento

Afundo ou passada: qual é o melhor exercício para os glúteos?

Ambos os exercícios podem trazer benefícios para os membros inferiores