Entenda porque as manhãs podem ser tão estressantes

Bem-estar Sono
19 de Novembro, 2019
Entenda porque as manhãs podem ser tão estressantes

O pior momento do dia para alguns é quando o alarme toca todas as manhãs. O botão soneca é o principal vilão, pois o que era pra ser apenas cinco minutos de mais um cochilo acaba virando quase uma hora de atraso. Ou, muitas vezes, as pessoas acabam enrolando checando as redes sociais por falta de energia para levantar e começar o dia.

Sentir fadiga e o corpo cansado ao acordar é normal e tem uma explicação científica. De acordo com um estudo feito na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, isso ocorre porque os níveis de cortisol aumentam durante as primeiras horas da manhã e são mais altos às 7 da manhã. Os níveis caem à noite e durante a fase inicial do sono.

Leia mais em: 6 chás que ajudam a dormir melhor

Mesmo que o cortisol tenha uma má reputação por ser considerado o hormônio do estresse, ele é essencial para a vida. Os seres humanos precisam disso para manter o cérebro funcionando e o sangue circulando. Se não tivéssemos alto cortisol pela manhã, não teríamos energia para sair da cama. Na melhor das hipóteses, acordamos revigorados e energizados para cumprimentar o dia.

Existem algumas dicas para você poder ter mais energia nas manhãs. Confira:

Acorde 10 minutos mais cedo

Segundo especialistas, acordar 10 minutos antes, além ter mais tempo, você fica menos agitado. No entanto, para isso dar certo é recomendado não mexer em nenhum eletrônico, pois isso pode afetar a ansiedade.

Limite a cafeína durante as manhãs

Antes de pensar em beber uma xícara de café ou chá ao acordar, opte em tomar um copo de água com limão. Isso irá diminuir o nervosismo. Portanto, se você costuma beber muitas xícaras de café durante o dia, tente beber no máximo uma.

Coma proteína no café da manhã

Ao acordar, alimente seu corpo com alguma proteína para que você tenha mais energia. Ajudará também a evitar comer alimentos açucarados.

Não aperte o botão soneca pelas manhãs

Por mais difícil que seja, não apertar o botão soneca assim que o despertador tocar é um grande passo para poder acordar de manhã. O corpo entende que você tem mais tempo para dormir, porém, por ser um tempo curto de sono, o cansaço vem ainda mais forte.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

influenciadora Fany Ramos compartilha o seu antes e depois
Bem-estar Saúde

Vida após a bariátrica: uma jornada de mudanças em prol da saúde

A cirurgia bariátrica abre caminho para uma vida mais saudável e ativa, mas também pede mudanças de hábitos para ser realmente transformadora

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas