Luto intenso e seus impactos na mente e no corpo

Bem-estar Equilíbrio
01 de Julho, 2021
Luto intenso e seus impactos na mente e no corpo

A perda de um ente querido é um processo que, infelizmente, todos vivenciamos em algum momento. Mas as pessoas reagem de formas diferentes a ele. Assim, sentimentos como tristeza, saudade e até dificuldade em retomar a rotina são comuns. No entanto, o luto intenso pode trazer consequências para a saúde quando vira um transtorno.

Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), de 2,4% a 4,8% das pessoas desenvolvem o chamado transtorno do luto complexo persistente. Ainda de acordo com o Manual, para ser diagnosticado com o transtorno, é necessário que o luto dure mais de um ano em adultos.

Leia mais em: Luto: Entenda a importância e saiba como lidar

As principais consequências do luto para a nossa saúde

Sistema imunológico enfraquecido

O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso corpo contra agentes que podem nos deixar doentes. Com o luto, não é diferente. 

Um estudo mostrou que adultos que perderam entes queridos tiveram a imunidade enfraquecida em comparação com aqueles que não sofreram perdas recentes.

O luto intenso contribui para o desenvolvimento de problemas cardíacos

As chances do luto intenso gerar problemas cardíacos — como infarto — são grandes.

De acordo com um estudo, o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco é 21 vezes maior nas primeiras 24 horas após a morte de alguém importante para ela. Após uma semana, o ataque ainda era quase seis vezes mais provável de acontecer.

Além disso, também pode ocorrer a Síndrome do Coração Partido. A doença gera sintomas semelhantes ao infarto. Na maioria dos casos, a condição costuma surgir em mulheres após os 50 anos de idade ou no período pós-menopausa. Mas ela pode se manifestar em qualquer idade e também afetar os homens.

Estudos mostram que os ventrículos (câmaras inferiores do coração) de pessoas acometidas por essa síndrome não se contraem da forma correta. Isso acaba simulando um infarto do miocárdio e prejudicando o funcionamento do órgão.

Leia mais em: Síndrome do coração partido: O que é, sintomas e tratamento

Insônia

O sono também é extremamente afetado pelo luto. Sendo assim, diversas pesquisas mostraram que quem lida com o luto tem dificuldade para adormecer e permanecer dormindo. Isso porque o aumento do nível do cortisol — o hormônio do estresse — atrapalha a qualidade do descanso.

Luto intenso também causa depressão

A tristeza após perder uma pessoa próxima pode durar um longo período, gerando algo ainda mais grave: a depressão.

Outro estudo descobriu, por exemplo, que cerca de 1 em cada 4 viúvas e viúvos experimentam depressão clínica durante o primeiro ano após a morte do cônjuge.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!