Lucas Lucco está com dengue; quais são os sintomas e tratamento?

Saúde
18 de Janeiro, 2023
Lucas Lucco está com dengue; quais são os sintomas e tratamento?

O cantor sertanejo Lucas Lucco compartilhou nos stories do Instagram que está com dengue. Por isso, precisará cancelar alguns shows nos próximos dias. Sem informações sobre seu estado de saúde, o comunicado informou que o cantor está “em recuperação e, por recomendação médica, ficará em repouso”.

Veja também: Afinal, testosterona baixa pode causar depressão?

Lucas Lucco doente pode servir de alerta à população

Infelizmente, o artista não é uma vítima aleatória da dengue. O aumento de casos de infecção pelo Aedes Aegypt bateu recordes em 2022 e preocupa o sistema de saúde e instituições como a Fiocruz. Pela primeira vez, a dengue causou 1 mil óbitos em um único ano, contra 246 mortos em 2021.

“Alguns fatores podem ter contribuído para o aumento de casos de 2022. As condições ambientais favoráveis, o acúmulo de água, altas temperaturas, moradias inadequadas, grande número de pessoas suscetíveis à doença, assim como a mudança do sorotipo circulante interferem na transmissibilidade”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros em comunicado oficial.

Embora o boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde contenha apenas dados de 2022, o alerta para o risco da doença permanece. Principalmente no verão, cujo foco do mosquito aumenta com o acúmulo de água parada de chuvas.

Sintomas da dengue

A dengue pode ter diferentes apresentações clínicas. A princípio, os primeiros sintomas aparecem de quatro a 10 dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa forte e se assemelha a uma síndrome gripal grave.

Os sintomas são febre alta, dor no corpo e nas articulações, incômodo atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Dengue grave (hemorrágica)

A dengue grave ou hemorrágica é uma complicação que acontece quando há alteração na coagulação sanguínea. No entanto, tal situação ocorre nas pessoas que se infectam pelo vírus pela segunda vez, em sua maioria. Entre os sintomas estão:

  • Dor abdominal intensa e contínua.
  • Náuseas e vômitos persistentes.
  • Urina com sangue.
  • Sangramento do nariz, boca, gengiva ou intestino.

Com a manifestação dos sintomas acima, é preciso ir ao hospital imediatamente, pois os sinais são relacionados a hemorragias, que podem ser mortais.

Tratamento requer repouso, como o de Lucas Lucco

Em casos leves e moderados, a recuperação da dengue envolve alguns hábitos que ajudam o próprio sistema de defesa do corpo a combater o vírus.

Por exemplo, repouso, ingestão de líquidos, alimentação adequada e uso de medicamentos para amenizar febre e mal-estar ajudam nesse sentido.

Todavia, alguns quadros leves podem precisar de internação para receber hidratação venosa. Além disso, em qualquer tipo de dengue, não se deve praticar a automedicação.

Afinal, remédios antitérmicos com ácido acetilsalicílico ou anti-inflamatórios podem interferir na coagulação do sangue.

Como prevenir a dengue?

A melhor maneira de manter o mosquito longe é eliminar quaisquer pontos de água parada. Ainda não existe um imunizante que contemple toda a população, apenas uma vacina destinada a pessoas de 9 a 45 anos vivendo em áreas endêmicas ou de risco.

Portanto, o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes frequentados, sobretudo no quintal de casa. Dessa forma:

  • Evite água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas.
  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada e realize limpezas periódicas.
  • Vede poços e cisternas.
  • Por fim, descarte o lixo de forma adequada.

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso