Lixar os pés deixa a pele mais grossa: mito ou verdade?

12 de janeiro, 2022

Os pés são parte fundamental da estrutura de sustentação do corpo. Por desempenhar uma função tão relevante, eles merecem cuidados especiais, como, por exemplo, sapatos confortáveis e hidratação. E os tratamentos caseiros, especialmente para rachaduras, funcionam? Ou será que lixar os pés deixa a pele mais grossa? Descubra!  

Leia mais: Micose de unha: saiba como identificar e tratar

Lixar os pés: sim ou não? 

“Os pés precisam estar adaptados para aguentar cargas, equilibrar e suportar diferentes tipos de superfícies. Por ser uma área sujeita a atritos constantes, a camada de ceratina é mais espessa. É uma pele sem folículos pilosos, por isso, sem produção de sebo, que ajuda a proteger contra a perda de água. E também uma área de pior circulação sanguínea.”

Todos esses fatores, segundo a dermatologista Patrícia Mafra, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explicam porque a pele dos pés fica mais suscetível à desidratação, ressecamento e rachaduras.

Esses problemas podem estar relacionados não apenas ao excesso de peso, calçados apertados ou falta de hidratação, como também podem ser fruto de questões genéticas e até doenças dermatológicas, entre elas a psoríase.

Como solução, muita gente acaba lixando os pés, sobretudo a região dos calcanhares. No entanto, o procedimento pode causar mais danos do que benefícios. Esse tipo de agressão pode levar a fissuras ainda maiores que, se não forem bem higienizadas, abrem espaço para uma contaminação por bactérias e fungos.

Mito ou verdade: lixar os pés deixa a pele mais grossa?

A médica declara que a afirmação é verdadeira: “A lixa afina a pele, pois remove parte das células mortas da camada córnea. Nosso organismo interpreta isso como um atrito e, por um mecanismo de defesa, aumenta a produção de ceratina, ocasionando um efeito rebote”.

Para fugir disso, o ideal é fazer uma esfoliação mecânica com um creme esfoliante que contenha grânulos finos. Isso pode ser feito uma vez por semana ou a cada 15 dias. Também é importante usar, diariamente, hidratante próprio para a pele dos pés. 

Esses produtos ajudam a restaurar a oleosidade natural da pele, prevenindo o ressecamento e as rachaduras. Vale mencionar que cobrir a área com plástico ou papel filme pode potencializar o resultado da hidratação.

Dicas para cuidar bem dos pés

“Sempre mantenha os pés limpos. Parece simples, mas muitas pessoas não param para limpar os pés, entre os dedos, com produtos de limpeza durante o banho. Após o banho, secar bem, não deixar umidade entre os dedos. E, logo após, usar um hidratante específico para os pés”, lista Patrícia.

De acordo com a médica, esses cuidados são fundamentais para a saúde e a beleza dos pés. “A pele dos pés, como qualquer outra região do corpo, merece e precisa dos cuidados diários.”

Fonte: Patrícia Mafra, Dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.