Lisa Marie Presley morre após sofrer parada cardíaca. Quais são as causas?
A cantora Lisa Marie Presley, filha única do cantor Elvis Presley, morreu na noite de quinta-feira (12) aos 54 anos. Lisa foi internada após sofrer uma parada cardíaca em casa. De acordo com o site TMZ, uma funcionária de sua casa a encontrou desacordada e acionou o serviço médico.
Priscilla Presley, mãe da cantora, confirmou o falecimento da filha. “É com coração pesado que eu devo compartilhar essa notícia devastadora que minha linda filha Lisa Marie nos deixou”, disse em comunicado à imprensa.
Leia mais: Fortes impactos no peito podem provocar parada cardíaca?
Quais são as causas da parada cardíaca, como a que vitimou Lisa Marie Presley?
A princípio, a parada cardíaca, ou parada cardiorrespiratória, ocorre quando o coração para de bater de forma repentina ou os batimentos ocorrem lentamente. Pode, então, levar um indivíduo a óbito, como o que aconteceu com Lisa Marie Presley.
Essa condição é perigosa, pois pode afetar uma pessoa a qualquer momento. De acordo com o cardiologista, Ausonius Sawczuk, as principais causas de parada cardiorrespiratória são: infarto, acidente vascular cerebral (AVC), intoxicação, uso de drogas, estresse e atividade física intensa, além de sedentarismo.
Sintomas
Os sintomas da parada cardiorrespiratória podem ser identificados antes dela afetar um indivíduo, podendo servir de alerta para qualquer pessoa. Por exemplo:
- Dores fortes no peito que irradia para as costas ou abdômen;
- Dor forte na cabeça;
- Língua enrolada;
- Falta de ar;
- Formigamento no braço esquerdo;
- Palpitações fortes.
Afinal, como é o tratamento?
Primeiramente, as manobras de ressuscitação cardiopulmonar são fundamentais quando alguém tem uma parada cardiorrespiratória. Assim, elas mantêm a circulação sanguínea, permitindo a oxigenação dos tecidos e o transporte de nutrientes. A técnica, quando feita de forma ágil, pode contribuir para a sobrevivência da pessoa.
Além disso, vale ressaltar que a parada cardíaca pode gerar problemas cerebrais se não houver ação nos primeiros cinco minutos e morte cerebral em cerca de dez minutos. Dessa forma, o socorro rápido e eficaz é fundamental. Os primeiros passos de atendimento são representados pelo CABD primário, isto é:
- C: checar responsividade e respiração, chamar ajuda, checar pulso e então iniciar compressões;
- A: abertura das vias aéreas;
- B: boa ventilação;
- D: desfibrilador.
Como prevenir a condição de Lisa Marie Presley?
O combo entre a atividade física e a alimentação equilibrada é, sobretudo, a melhor saída para prevenir parada cardiorrespiratória. Em relação à primeira estratégia, ela tem o poder de melhorar a saúde do coração, diminuir as chances de diabetes, controlar a hipertensão arterial, entre outros benefícios.
“Quanto mais envelhecemos, mais benefícios temos com as atividades físicas. Por isso, elas devem fazer parte da nossa vida, diariamente”, explica Valdir Pereira Aires, salienta Valdir Pereira Aires, membro do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia.