Lipo HD emagrece? Cirurgiã plástica esclarece se é mito ou verdade
A lipo LAD virou uma das cirurgias plásticas mais faladas do momento, especialmente após ser escolhida por algumas famosas, como Virgínia Fonseca e Gabi Martins. Por trazer como resultado uma silhueta mais modelada, contudo, a técnica ainda gera algumas dúvidas como, por exemplo, se a lipo HD emagrece ou cria músculos.
Leia também: Lipoaspiração: Saiba mais são os mitos e verdades sobre a cirurgia
Afinal, a lipo HD emagrece?
De acordo com a cirurgiã plástica Suzy Vieira, a resposta é não.
“A lipo é uma cirurgia feita para melhorar o contorno corporal, tirando a gordura localizada de áreas que são de difícil perda”, ela explica.
“Desta forma, a lipo HD é mais para uma redução de medidas e definição de contornos, do que para a perda de peso”, completa.
Sendo assim, é importante que o paciente perca peso antes de passar pela cirurgia, não só por motivos estéticos, mas principalmente por questões de segurança. Isso, é claro, deve ser feito de acordo com as orientações do profissional responsável.
Leia também: Lipo LAD: afinal, qual é a relação entre a romantização das plásticas e a saúde mental?
“A retirada da gordura através da lipo gera uma perda de sangue e nutrientes que pode, quando em grande volume, gerar danos para o equilíbrio corporal, além de aumentar o tempo de cirurgia e seus riscos”, diz a médica.
Quanto a questão estética, os pacientes que têm sobrepeso e buscam a lipoaspiração podem ficar com o corpo desproporcional e artificial, uma vez que as áreas não aspiradas e a gordura intra-abdominal vão seguir volumosas mesmo após o procedimento.
Leia também: Lipo HD: veja quais são os mitos e verdades sobre a cirurgia plástica
Lipo LAD e músculos: há relação?
Por criar uma silhueta bem esculpida e com “gominhos” na barriga, muitas pessoas pensam que a lipo HD também proporciona o ganho muscular. Isso, de acordo com Suzy, também não é verdade.
O que ocorre, segundo a médica, é que a cirurgia deixa os músculos em evidência por tirar o excesso de gordura que os recobre.
“Outra situação possível é criar os contornos, através da confecção de saliências e depressões nos tecidos, simulando o desenho da musculatura naquela área”, ela explica.
Leia também: Reversão da lipo HD: médica diz como é possível “desfazer” a cirurgia
Isso é possível porque, ao invés de tirar a gordura de forma homogênea como acontece na lipo tradicional, a lipo HD é feita através de uma análise do corpo do paciente, para aspirar a gordura de uma maneira particular em cada região.
“Essa técnica, portanto, gera áreas mais profundas e áreas menos profundas, criando relevos e depressões que simulam o desenho da musculatura.”
Exemplo disso é o resultado de abdômen, que costuma ganhar linhas mais profundas e paralelas bem no meio da região, deixando outras áreas mais elevadas que, em conjunto, dão a ideia de que há uma musculatura mais definida naquela parte do corpo.
Fonte: Suzy Vieira, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Laser, de São Paulo.