Limpar pincéis e esponjas: Veja o jeito certo de limpar
Saber como limpar pincéis, esponjas e todos os itens que você usa para se maquiar é fundamental para a saúde da pele. Isso porque como eles acumulam produto, maquiagem e poeira, favorecem o desenvolvimento de bactérias e fungos. Assim, instrumentos como estes, uma vez contaminados, podem desencadear doenças infecciosas como irritações ou dermatites e ainda podem piorar quadros de acne e rosácea.
Mas como fazer para não correr nenhum risco? Conversamos com especialistas que mostram os cuidados necessários. Apesar de dar um pouco de trabalho, a saúde da pele é mais importante.
Leia também: Produtos de maquiagem vencidos na pandemia: é seguro usar?
Antes de mais nada, entenda que:
- É preciso lavar após o uso de pincéis e esponjas usados. Portanto, se você faz maquiagem todos os dias, eles precisarão ser limpos todos os dias.
- Jamais divida suas ferramentas com ninguém, nem com sua mãe ou irmã. Pois usar itens que não são seus aumentam os riscos de transmissão de doenças como conjuntivite, herpes e foliculite.
- Por fim, deixe pincéis e esponjas em local arejado, fora do banheiro e fora de caixas, pois bactérias e fungos se proliferam em ambientes sem oxigênio e na umidade.
Como limpar pincéis e esponjas
- De base e de corretivo: os produtos cremosos, como base e corretivo, grudam nas cerdas e por isso é preciso limpar bem. Coloque um pouco de xampu neutro na palma da mão, molhe o pincel e passe em movimentos circulares – de maneira delicada para não estragar as cerdas. Se tiver muito produto grudado, coloque de molho antes em um copo com água e uma gotinha de xampu antirresíduo. O condicionador também pode ser usado para amaciar as cerdas.
- De blush, pó e sombra: para soltar os produtos em pó, coloque os pincéis para baixo de molho em um recipiente com água. Depois deixe um pouco em água corrente para liberar o que ficou ali. Lave delicadamente com um xampu ou sabonete neutro.
- Esponjas redondas e cilíndricas: acumulam muito produto. São vilãs para quem tem tendência a acne. Por isso, os cuidados devem ser redobrados. Lave com água fria corrente apertando para tirar o excesso de produto, deixe de molho por alguns minutos em uma mistura de água com xampu neutro para liberar a base que fica ali dentro. Em seguida, volte para a água corrente e lave até que a água saia limpa.
É preciso secar bem
Tire o excesso de água, apertando as cerdas dos pincéis e as esponjas com delicadeza. Depois deixe em local com ventilação, seja sob uma toalha em algum pote que permita a circulação de ar. No caso dos pincéis, eles podem ficar em xícaras com as cerdas para cima. Se você precisar usar algum dos itens e ainda estiver úmido, use um secador com calor médio e seque delicadamente com o aparelho distante. Cerdas artificiais podem derreter com a temperatura.
Fontes: Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr André Braz, do Rio de Janeiro; Ludmilla Bonelli, cosmiatra, especialista em dermato cosmética e diretora científica da Be Belle, de São Paulo; Lu Ramos, maquiador, de Maceió.