Levantar peso emagrece? Descubra a relação

12 de maio, 2020

Quando você deseja queimar calorias e gordura, dispensa levantar peso e vai direto para os exercícios aeróbicos, certo? Porém, um simples levantamento de pesos pode ser capaz de um gasto calórico surpreendente. 

Os benefícios

Antes mesmo de falar sobre calorias, vale dizer que levantar peso oferece diversos benefícios de curto e longo prazo para a saúde, corpo e mente em geral, como:

  • Ossos mais fortes e densos;
  • Aumento da massa e força muscular;
  • Metabolismo acelerado;
  • Diminuição da gordura corporal;
  • Maior estabilidade das articulações;
  • Resistência e saúde cardiovascular;
  • Melhor força funcional.

Levantar peso emagrece?

Não é novidade que levantar peso ajuda na massa muscular. Mas, há mais boas notícias: se seu objetivo é perder gordura corporal e o seu atual treino aeróbico não for suficiente, o treinamento de força pode ser um divisor de águas.

Assim, o levantamento de peso estimula o crescimento muscular e aumenta o tamanho do músculo. À medida que você constrói mais músculo, o metabolismo (ou gasto de energia) aumenta porque o músculo queima mais calorias em repouso do que gordura. O resultado: você queima mais calorias diariamente – facilitando a perda de gordura corporal.

Além disso, como o levantamento de peso é mais intenso e exige muita energia, o corpo precisa de oxigênio extra para se recuperar nas horas após o treino. E adivinhe o que usar todo esse oxigênio extra faz? Queima calorias. E esse efeito pós-malhação pode durar mais de 24 horas.

Quando combinado com uma dieta saudável, o aumento metabólico do levantamento de peso pode potencializar o emagrecimento. 

Pesquisas demonstram há muito tempo que pegar peso pode ajudar homens e mulheres a melhorar a composição corporal (também conhecida como quantidade de músculo versus gordura).

Leia também: Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo

Então, levantar peso queima quantas calorias?

A queima calórica depende da intensidade do levantamento de peso para o corpo. Uma série de fatores – incluindo quanto você pesa e quanto músculos tem – influenciam quantas calorias você queima levantando pesos. Mas, em geral, para uma pessoa de 50 quilos, são cerca de 200 a 300 calorias queimadas levantando pesos por uma hora. Quando o corpo está em repouso, a queima de calorias é de, aproximadamente, 68 por hora. 

Uma maneira de medir sua queima de calorias durante um treino de força é usar um rastreador que monitora a frequência cardíaca. A maioria dos aparelhos usa a frequência cardíaca, altura, peso e idade para estimar o gasto calórico. 

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Além do peso e composição corporal, outras variáveis podem afetar quantas calorias você queima levantando pesos, como: 

  • Intervalos de descanso;
  • O peso dos halteres;
  • O músculo trabalhado;
  • O tipo de exercício.

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