Ler no celular enquanto está no sol pode afetar a visão, diz estudo

Saúde
09 de Setembro, 2022
Ler no celular enquanto está no sol pode afetar a visão, diz estudo

É praticamente impossível ter um celular e não dar uma olhadinha no aparelho ao menos uma vez enquanto está andando na rua. Esse ato pode parecer inofensivo, mas você sabia que ler no celular enquanto está no sol pode ser perigoso? É o que revela um artigo de pesquisadores do Hospital Universitário de Santiago de Compostela, na Espanha. 

Pense: olhar diretamente para o sol não é uma boa ideia e deixa o globo ocular doendo. Dessa forma, o reflexo dessa luz em celulares e tablets é igualmente maléfico para a saúde ocular. Os cientistas responsáveis pelo alerta observaram dois casos de pessoas que desenvolveram graves problemas de visão causados por olhar muito tempo para o dispositivo quando exposto ao sol. Entenda.

Leia também: Saúde ocular: como cuidar da visão em tempos de telas

Ler o celular no sol: como foi a pesquisa?

O primeiro caso observado pelos pesquisadores foi o de uma jovem de 20 anos que passou algumas horas na praia lendo no celular. Como resultado, o reflexo da luz solar danificou a retina da jovem. Primeiramente, ela não conseguiu distinguir formas que estavam distantes. Os pesquisadores notaram, então, um ponto cego permanente dentro de seu campo de visão.

Já o segundo caso se tratou de um homem de 30 anos que ficou horas lendo no tablet no terraço de um resort de ski. Ou seja, o clima era frio, mas nem por isso não havia luz solar. Ele também apresentou danos na retina, entretanto, os sintomas desapareceram sem o uso de medicamentos depois de dois meses. 

Em conclusão, os cientistas responsáveis pelo artigo sugerem que, ao ser exposto à luz do sol, qualquer pessoa deve usar óculos de sol com filtro de proteção adequado. Isso vale especialmente para praias, perto da água, pois são ambientes que contam com o nível de radiação solar mais forte.

Leia também: Distância entre as telas e os olhos: qual é a ideal para a saúde ocular?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite