Ler antes de dormir: benefícios e dicas para iniciar esse novo hábito
Ter um livro de cabeceira é uma ótima aposta para quem deseja estimular o raciocínio, combater o estresse e aprender coisas novas. No entanto, o hábito de leitura pode se tornar ainda mais benéfico quando feito durante a noite, momentos antes de dormir. Isso porque bons livros podem nos ajudar a diminuir o ritmo e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono, dispensando o uso de telas.
Na prática, ao folhear as páginas do livro, estamos conduzindo a nossa mente para um estado de relaxamento, o que antecipa a chegada do sono de forma natural. Portanto, a ansiedade e a tensão do dia tendem a se dissipar gradualmente.
O que ler antes de dormir?
A escolha do livro pode ajudá-lo a desacelerar, mas cuidado, essa seleção pode ser perigosa. Ao escolher livros altamente estimulantes, o sono pode ter mais dificuldade de chegar, já que a nossa mente está totalmente focada no conteúdo. Por isso, a regra é escolher conteúdos mais leves e que ajudem a sua mente a descansar.
Para te ajudar com essa tarefa, a neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira do Sono, Dra. Márcia Assis dá dicas importantes de como escolher o livro ideal para ler antes de dormir. Veja a seguir:
1 – Livros de ficção leve: romances, contos ou histórias de aventura podem ser boas opções para relaxar. Evite histórias muito emocionantes ou com temas perturbadores, pois podem despertar a mente.
2 – Livros de autoajuda ou desenvolvimento pessoal: aqueles que abordam temas como meditação, mindfulness, técnicas de relaxamento e dicas para melhorar o sono são os ideais. Além de acalmar a mente, fornecem insights para uma melhor qualidade do sono.
3 – Poesia: a leitura de poesia pode ser uma experiência tranquila e contemplativa antes de dormir. Escolha poemas suaves e inspiradores que trazem sensação de paz.
4 – Livros de não-ficção suaves: se você gosta de ler sobre fatos interessantes ou aprender algo novo, escolha livros de não-ficção suaves, como viagens, biografias leves ou sobre natureza. Evite temas muito complexos ou estimulantes.
5 – Livros de colorir para adultos: para os entusiastas de atividades criativas, os livros de colorir podem ser uma opção relaxante antes de dormir. São perfeitos para reduzir o estresse.
Por fim, a Dra. Márcia Assis finaliza com um alerta: “Para ler antes de dormir, evite utilizar dispositivos eletrônicos como tablets ou smartphones. A luz azul emitida por esses aparelhos pode interferir na produção de melatonina, que é o hormônio do sono. Opte por livros físicos ou leitores de e-books com luzes ajustáveis e modo noturno”.
Veja também: Cronotipo: o que é e porque você precisa saber qual é o seu
Outras dicas para ter uma boa noite de sono
Além de ler antes de dormir, outras práticas podem te ajudar a conquistar um sono de qualidade. Veja dicas a seguir:
- Tome cuidado com comidas e bebidas: Bebidas alcoólicas, açúcar, refrigerantes, embutidos, carne vermelha e comidas muito pesadas são alguns itens que aumentam o nosso estado de alerta e podem ser empecilhos se consumidos perto do horário de dormir.
- Identifique possíveis distúrbios do sono: Se você identifica uma constante dificuldade para dormir e acorda sempre cansado, vale considerar ajuda médica para identificar possíveis distúrbios do sono, como por exemplo: apneia, insônia, sonambulismo, bruxismo, síndrome das pernas inquietas e outros.
- Fique longe das telas: seja celular, computador ou TV, evitá-los antes de dormir é uma excelente prática para atrair o sono de qualidade. Isso porque os dispositivos eletrônicos podem suprimir a produção da melatonina, conhecida como hormônio do sono, podem atrasar a chegada do sono REM (estado de sono profundo), além de manter a mente ativa por muito mais tempo.
Fonte: Dra. Márcia Assis, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira do Sono.