Leitura profunda: O que é e qual a importância

25 de novembro, 2021

Você já “devorou” algum livro em questão de poucos dias? Quando estamos interessados na história, é comum lermos diversas páginas e nos conectarmos com os personagens. A leitura profunda é o contrário: consiste no ato de ler mais devagar e com mais concentração a fim de aumentar a compreensão e o prazer.

Ler por si só é uma prática muito benéfica para a saúde mental e emocional. Existem diversas pesquisas que comprovam a relação entre a leitura e o melhor funcionamento do cérebro, por exemplo. Um estudo feito por cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, descobriu que ler afeta o cérebro como se você estivesse realmente vivendo o que está lendo.

Mas a leitura profunda está relacionada à atenção que você dá em escritas que te desafiam e fazem o seu cérebro trabalhar. Quando lemos rapidamente, não adquirimos o conhecimento que deveríamos. Assim, ler devagar faz você refletir, assimilar a informação e aprender. Isso pode ocorre por meio de:

  • Poemas: isso porque eles se relacionam com sentimentos e estimulam a introspecção e a reflexão;
  • Artigos científicos: estimulam o córtex cerebral;
  • Livros de ficção: fazem você lidar com sentimentos novos e exigem mais do cérebro.

Outros benefícios da leitura profunda

A leitura profunda constrói vocabulário

Pesquisadores dizem que pessoas que leem livros regularmente, desde cedo, podem desenvolver gradualmente um grande vocabulário. O que eventualmente irá ajudar não só nas pontuações dos testes, como também em uma oportunidade de emprego.

Leia também: Ler antes de dormir ajuda a ter uma alimentação mais saudável

Reduz o estresse

Assim como o yoga e a meditação, a leitura também pode contribuir para a redução do estresse. Com isso, outro estudo diz que ler um livro (nem que seja por 30 minutos) pode diminuir a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e sentimentos de angústia psicológica.

Prepara para uma boa noite de sono

Ler regularmente antes de dormir pode ser uma ótima opção para quem sofre de insônia. Tente todos os dias pegar algum livro ou um texto impresso. Evite a leitura digital antes de ir para a cama, pois a luz emitida pelo dispositivo pode mantê-lo acordado e levar a outros resultados indesejados à saúde.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter