Ledterapia: conheça os benefícios no alívio das dores

Saúde
09 de Agosto, 2022
Ledterapia: conheça os benefícios no alívio das dores

De acordo com uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma), 70% dos trabalhadores registrados no Brasil sofrem de estresse no trabalho. Por sua vez, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que esse problema atinge 90% da população do planeta. Segundo o Dr. Álvaro Pereira, angiologista, a fisioterapia agregada aos LEDs, conhecida como ledterapia, pode auxiliar no fortalecimento dos músculos e articulações, além de aliviar dores. Entenda.

Leia mais: Crioterapia: afinal, o que é o tratamento utilizado por Jason Momoa?

As consequências do estresse se refletem no corpo

Competitividade, hábito de estar “conectado 24 horas”, violência, instabilidade econômica, problemas familiares e trânsito são fatores que se somam às pressões profissionais e podem deflagrar uma epidemia de estresse, que ocasiona dores e lesões musculares devido às tensões.

Dessa forma, as dores mais comuns decorrentes estresse são dores de cabeça, lombar, tensão grande no pescoço e ombros, e até travamento da musculatura facial. Diante de uma situação de estresse no trabalho, os principais hormônios envolvidos são o cortisol e a adrenalina, que atuam em três principais pontos de maior impacto no sistema músculo esquelético:

  • A região do masseter, que é o músculo da mordida. Ele se contrai quando a pessoa está tensa, causando uma dor muscular sentida atrás da orelha, geralmente confundida com a dor de cabeça.
  • O segundo é a região da cervical posterior, que afeta a nuca e os ombros, deixando-os mais rígidos, se estendendo até curvatura do músculo para frente. Como consequência, reflete em dores no pescoço e na cabeça. Por ser essa uma região bastante frágil e com pouca massa muscular, é alta a incidência de lesões por tensão muscular.
  • E o terceiro é a região lombar (costas), que apresenta um incômodo que pode atrapalhar a postura, pois depende dos músculos que foram acometidos nesse momento de tensão.

Benefícios da LEDterapia muscular para as dores

Um dos procedimentos utilizados para o tratamento da dor são os tratamentos baseados em ledterapia, pois conta com ação analgésica e anti-inflamatória. “Estes dispositivos realizam fotobiomodulação, ou seja, utilizam da estimulação fotodinâmica para promover efeitos fisiológicos, atuando na recuperação dos músculos e prevenindo dores”, explica o angiologista.

Dessa forma, o tratamento é feito com uma manta de led que emite luzes vermelha e infravermelha, estimulando a produção de ATP intracelular, isto é, a energia que o corpo humano necessita para funcionar. O ATP aprimora a função celular, trazendo inúmeros benefícios ao organismo, entre elas a regeneração muscular acelerada, gerando respostas terapêuticas.

Ainda de acordo com o Dr. Álvaro, quando ocorre a interação da luz com os tecidos do corpo, há um aumento de ATP (energia) mitocondrial e óxido nítrico. “O ATP auxilia na contração muscular e atua no reparo tecidual das lesões em nervos periféricos, além de aliviar a dor e atrasar o aparecimento da fadiga muscular, podendo ainda ter uma ação protetora sobre o desenvolvimento de dores crônicas e agudas, por exemplo”, conclui o médico.

Fonte: Dr. Álvaro Pereira, angiologista formado pela FMUSP com residência em Cirurgia Vascular no HCFMUSP, especialista em tratamentos capilares com LEDterapia. Doutorado em Cirurgia Vascular na Divisão de Bioengenharia do INCOR – HCFMUSP, e pós-doutorado no B&H Hospital – Harvard.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite