Lavar o cabelo com água fria: Saiba os benefícios
Lavar o cabelo é uma tarefa bastante cotidiana. Porém, isso não significa que não devemos rever o hábito de tempos em tempos. Por exemplo: sabia que você pode estar usando a temperatura errada para lavar os fios? O ideal é lavar o cabelo com água fria.
Os problemas da água quente
“A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e promove a abertura das cutículas, que é a camada mais externa de revestimento dos fios”, explica Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité.
Isso significa que a água quente é danosa para os fios, interferindo na saúde da haste capilar, ressecando o cabelo e deixando o couro cabeludo mais oleoso. É por isso que muitos dermatologistas reforçam a importância de evitar o uso da água quente para lavar a cabeça.
O segredo é lavar o cabelo com água fria
Por outro lado, a água fria colabora para a saúde capilar. De acordo com a médica: “Ela ajuda a selar as cutículas, fechando a parte mais externa do cabelo e protegendo os fios dos danos externos”.
Isso significa que o uso da água fria é mais vantajoso para o cabelo, já que não altera e não estimula a oleosidade do couro cabeludo, reduzindo os danos à haste capilar. Isso mantém os fios protegidos, com a cutícula mais fechada e selada, evitando agressões externas, como os efeitos do calor da chapinha ou da poluição.
O resultado são fios mais saudáveis, hidratados e com menos frizz. “A longo prazo, o cabelo terá maior integridade da haste capilar, se tornando mais saudável, mais hidratado, mais brilhoso, com mais viço, menos poroso e com menos frizz”, explica.
E, sim, sabemos que no inverno parece impossível tomar banho sem que a água esteja pelando – mas, saiba, isso é nocivo tanto para o seu cabelo, quanto para a sua pele. O ideal é, nesse caso, manter a água em temperatura morna e evitar banhos prolongados.
Leia também: Lavar o cabelo com água quente faz mal? Profissional esclarece
Fonte: Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité