Lareira ecológica: o que é, benefícios e cuidados
Mesmo que o clima brasileiro seja tropical, quando o frio chega, pode até alcançar temperaturas negativas em algumas regiões do país. Por isso, ter uma lareira em casa é a solução de muitas pessoas para manter o ambiente bem quentinho. Contudo, as tradicionais, feitas de pedra, concreto ou madeira, nem sempre são viáveis, especialmente para quem mora em lugares pequenos. É aí que a lareira ecológica entra.
Se achar lugares que vendem lenha era uma preocupação de quem tinha lareira em casa, com a versão ecológica, o problema é resolvido. A lareira ecológica é sustentável e agride menos o meio ambiente justamente por não usar lenha. Ela contém uma câmara de álcool que entra em combustão, e assim, produz o fogo. Logo, não é preciso nada além do álcool para fazer com que o aparelho deixe o ambiente bem quente.
Leia também: Como limpar o berço do bebê corretamente para evitar alergias
Além disso, ela também possui baixa emissão de gás carbônico e não gera fumaça ou fuligem, então, não precisa de chaminé. O recomendado ao comprar uma lareira ecológica é que ela fique em um ambiente arejado. Prático, o aparelho é fácil de transportar e pode mudar de ambiente, ficando até do lado externo da casa.
Dicas de cuidados com a lareira ecológica
Para ligar a lareira, é preciso abastecê-la com álcool na abertura da câmara e usar um isqueiro comprido, para não correr o risco de queimaduras. No entanto, é muito importante não colocar mais álcool no item enquanto ele estiver aceso! Depois de desligado, é preciso esperar, no mínimo, 30 minutos e até que esteja frio para acendê-lo novamente.
Para apagar o fogo antes que ele se apague naturalmente, use um controlador de chama, fechando a tampa e assim, o fogo se apagará de forma segura. Para limpar, é preciso que o aparelho esteja frio e basta passar um pano úmido nas partes externas da lareira ecológica. O tempo com que o fogo fica aceso varia bastante. Em média, a quantidade de álcool indicada na própria lareira rende entre 2 e 4 horas.