Lactato: entenda o que é e porque pode estar alto

Bem-estar Movimento Saúde
28 de Julho, 2022
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Lactato: entenda o que é e porque pode estar alto

O lactato consiste no processo de transformação da glicose em energia. Mas você sabe como essa substância é produzida?

De acordo com a Dra. Andressa Heimbecher, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, nossos músculos utilizam a glicose que consumimos com o oxigênio para gerar energia

“Esse processo se chama glicólise (a quebra da glicose) e o produto final é o piruvato – uma fonte de energia muito potente para a contração dos músculos e todo o funcionamento do organismo”, explica. 

Dessa maneira, muitas pessoas acreditam que o lactato é produzido em ambientes de baixa concentração de oxigênio. No entanto, essa mudança ocorre pois esta substância é uma forma muito mais rápida de gerar energia em um músculo com alta demanda.  

Assim, os nossos glóbulos vermelhos também possuem lactato. Além disso, ainda segundo a Dra. Andressa, bactérias como as que habitam nossa flora bucal – e o excesso de lactato (que é ácido) podem ser responsáveis por agredir o esmalte dentário. 

Como funciona o exame

Para descobrir se o nível de lactato está alto ou não, é necessário realizar um exame específico, chamado gasometria arterial. Geralmente, é feito em pacientes hospitalizados e como indicador da intensidade da atividade física.

Assim, na gasometria arterial é possível avaliar o pH do sangue. ”Caso o pH esteja baixo indicando acidose, procuramos identificar possíveis causas, dentre elas o lactato alto”, afirma Dra. Andressa Heimbecher. 

Leia também: Dor muscular de início tardio: Saiba como tratar

“Em UTIS dosamos o lactato quando os pacientes apresentam quadros em que o oxigênio não chega adequadamente nos órgãos, como em quadros de sepse e falência múltipla de órgãos, choque cardiogênico (quando o coração não consegue bombear adequadamente o sangue) ou hipovolêmico (devido perda importante de sangue, em hemorragias)”, ressalta. 

O que significa lactato alto?

Por fim, de acordo com a especialista, os principais motivos para o lactato estar alto incluem desde exercícios físicos intensos até quadros graves de pacientes em UTIs (choque séptico, cardiogênico ou hipovolêmico). 

“Nesses casos vale ressaltar que são situações bem diferentes. Portanto, na primeira o aumento é em um paciente saudável, já no outro, o paciente está severamente doente”, diz a médica.

Fonte: Dra. Andressa Heimbecher, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida