Khosta-2: vírus é semelhante ao da Covid-19 e pode contaminar humanos
Cientistas alertam a população sobre um novo vírus encontrado em um morcego na Rússia (tornando-se uma zoonose), chamado Khosta-2. Ele é similar ao Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19. Em outras palavras, o patógeno possui potencial para infectar seres humanos bem como tende a apresentar resistência as vacinas contra o coronavírus, por exemplo. Essas descobertas foram feitas por pesquisadores da Washington State University, divulgadas no período científico PLoS Pathogens.
Anteriormente, sabia-se que o vírus Khosta-1 não apresentava ameaça para os seres humanos. No entanto, ao olhar para o Khosta-2 com mais cautela, os estudiosos perceberam que o patógeno usa a mesma proteína Spike, utilizada pelo coronavírus, para penetrar as células humanas por meio da ligação com receptor chamado ACE2.
Leia mais: Máscara detecta vírus da Covid-19 em 10 minutos? Saiba mais!
O Khosta-2 é resistente às atuais vacinas contra a Covid-19?
Além de se preocuparem com a possibilidade do Khosta-2 ter potencial para infectar seres humanos, os pesquisadores também alertam sobre o vírus, embora parecido com o do Sars-CoV-2, ser resistente as vacinas criadas para combater ao coronavírus.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas combinaram o soro de quem recebeu o imunizante contra a Covid-19 com o Khosta-2. Dessa forma, os anticorpos não foram capazes de neutralizar o vírus. O mesmo aconteceu quando eles combinaram o soro de quem foi infectado pela ômicron com o patógeno e, como resultado, também não anularam sua ação.
“Não queremos assustar ninguém e dizer que este é um vírus completamente resistente às vacinas. No entanto, é preocupante que ele esteja circulando na natureza e tenha essas propriedades. Em outras palavras, ele pode se ligar a receptores humanos e não são neutralizados pelas respostas atuais das vacinas”, destacou Michael Letko, virologista e um dos responsáveis pelo estudo, ao TIME.
Dessa forma, os pesquisadores também se afligem com a possibilidade do Khosta-2 se misturar com o Sars-CoV-2 no organismo humano. E, como resultado, um novo vírus surgir, sem que a comunidade médica saiba lidar com ele.
Links úteis: