Juliette diz que está com virose: saiba como prevenir
Juliette contou em seu Instagram, neste sábado (25), que foi diagnosticada com virose, dias após a morte de sua avó, que faleceu devido a um infarto.
A cantora afirmou que passou dias com sintomas nada agradáveis. “Eu passei muito mal e achei que era emocional. Estava muito eufórica, muito feliz, mas estava com um cansaço fora do normal. Descansei um dia, muito enjoada, tonta, pressão baixando. No outro dia, aconteceu o negócio da minha avó, e eu passei muito mal”, explicou.
Além disso, a campeã do BBB21 conta que acreditou que no início não achou que era um problema físico. “Achei que era emocional. Mas não parei de passar mal e a viagem foi horrível”, revelou.
O que é virose?
De acordo com a Dra. Erika Yuki Yvamoto, gastroenterologista do Hospital Japonês Santa Cruz, a virose é um termo geral que significa doença provocada por um vírus e costuma indicar infecções virais mais leves e autolimitadas (condição com curso específico e limitado, com começo, meio e fim), que causam sintomas respiratórios ou gastrointestinais.
O contágio dessas doenças atinge, principalmente, bebês e crianças. Pois pelo fato de eles permanecerem em creches ou escolas, a propagação do vírus é maior. Além disso, idosos e pessoas imunossuprimidas – deficiência imunológica – também são atingidos.
Leia também: Virose no fim de ano: Dicas para evitar e aproveitar o verão
Sintomas
Os sintomas variam de acordo com o vírus que podem acometer diferentes partes do corpo. Mas, geralmente, incluem:
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Cansaço extremo
- Calafrios
- Falta de apetite
- Dor muscular
- Dor de cabeça
- Secreção nasal
- Tosse
É importante lembrar que nem sempre uma pessoa com virose irá apresentar todos os sintomas acima. Juliette, por exemplo, contraiu gastroenterite.
Como prevenir?
A boa notícia é que a virose pode ser prevenida. No caso das intestinais, a Dra. Erika separou algumas orientações:
- Sempre lavar as mãos com água e sabão. Sobretudo, diante de situações como ao preparar alimentos, amamentar, após assoar o nariz, tocar em animais, levar o lixo para fora, usar o banheiro ou trocar fraldas, por exemplo;
- Manter a higiene da casa e pessoal, bem como dos utensílios de mesa e fogão;
- Segurança alimentar: ou seja beber somente água tratada, filtrada ou fervida;
- Lavar cuidadosamente as verduras e frutas;
- Proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos;
- Cozinhar carne até estarem bem passadas;
- Cozinhar ovos até a gema estar firme;
- Tomar cuidado com o consumo de leite não pasteurizado.
Já a virose respiratória, que é transmitida pelo ar, objetos contaminados ou pessoas doentes, pode ser prevenida por meio da lavagem das mãos com água, sabão ou álcool em gel antes de ter contato com a boca, olhos ou alimentos. Além disso, a médica recomenda evitar ambientes fechados, pouco arejados e aglomerações, bem como o isolamento de pessoas com sintomas e o uso de máscaras de proteção.
Fonte: Dra. Erika Yuki Yvamoto, gastroenterologista do Hospital Japonês Santa Cruz.