Jojo Todynho e gordura no fígado: cantora muda hábitos para tratar condição

Saúde
14 de Março, 2023
Jojo Todynho e gordura no fígado: cantora muda hábitos para tratar condição

O diagnóstico de gordura no fígado de Jojo Todynho tem sido um estímulo para a cantora investir ainda mais na mudança de hábitos. Há alguns meses, ela se tornou referência no assunto emagrecimento saudável.

Dessa forma, em suas redes sociais, é possível ver que Jojo passou a consumir alimentos mais saudáveis, começou a praticar atividade física e abandonou hábitos nocivos à saúde. Em uma entrevista recente, seu médico revelou que as mudanças contribuíram para o “acúmulo de gordura no fígado”, também chamado de esteatose hepática. Entenda o que é essa condição e como tratá-la.

Veja também: Gordura no fígado: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Jojo Todynho e gordura no fígado: o que é a condição?

Também conhecida por doença hepática gordurosa, gordura no fígado ou fígado gorduroso, a esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos (células do fígado) – órgão situado no lado direito do abdômen por onde circula grande quantidade de sangue. De coloração marrom-avermelhada, o fígado exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo.

O aumento de gordura dentro dos hepatócitos, constante e por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é que 30% da população apresentem o problema e que aproximadamente metade dos portadores possa evoluir para formas mais graves da doença.

Causas

As causas ainda não são totalmente explicadas. Mas, Quando o assunto é gordura no fígado, como a de Jojo Todynho, diversos fatores podem estar relacionados com o seu surgimento, tais como:

  • Hepatite viral ou doença autoimune
  • Obesidade
  • Sobrecarga de ferro
  • Consumo de substância tóxica (álcool, por exemplo).
  • Doenças autoimunes

O mesmo para quem possui maus hábitos alimentares ou colesterol alto, que não praticam atividade física ou que fazem uso excessivo de bebidas alcoólicas.

Tratamento para gordura no fígado

A gordura no fígado, como a de Jojo Todynho, é uma condição reversível. Ou seja, ajustar o estilo de vida, adotar um cardápio saudável, praticar exercícios físicos e abrir mão do álcool são as melhores indicações de tratamento.

Sendo assim, para acertar na escolha dos alimentos, evite carboidratos refinados e aposte em opções integrais como fonte de fibras. Legumes, verduras e leguminosas, como quinoaaveialentilha, soja e ervilha, também não podem faltar. Assim, com dedicação e pequenas mudanças já é possível recuperar o funcionamento do fígado para voltar a ter uma rotina saudável.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas