Joelho estalando durante os treinos: é normal?
Você está fazendo um agachamento quando, de repente, sente o joelho estalando. Esses ruídos são tão comuns quanto parecem, e podem acontecer com qualquer pessoa. Mas será que isso é normal ou você precisa se preocupar?
De acordo com a Dra. Ana Paula Ferreira, Professora Instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia e Médica Assistente do grupo de traumatologia do esporte pela Santa Casa de São Paulo, depende.
Os joelhos não estalam somente durante o treino: “eles podem estalar em qualquer situação, inclusive em movimentos de flexão, extensão, subir e descer uma escada.”
Leia também: Fortalecer os joelhos: Conheça os melhores exercícios
Causas do joelho estalando
O estalo ocorre, basicamente, quando você coloca uma superfície contra a outra e vai haver um atrito. Assim, eles podem acontecer em qualquer articulação, seja no pescoço, ombro, ou nas mãos.
Ainda de acordo com a Dra. Ana, o joelho estalando pode ter diversas causas. O mais comum é o desgaste articular, também conhecido como crepitação.
No entanto, a médica lembra que, algumas vezes, o estalo pode significar apenas um vácuo – nada grave. “O barulho dos estalos podem ser microbolhas que se acumulam, e quando elas estouram, surge esse barulho. Nesse caso, não é necessário se preocupar”, diz a ortopedista.
Existem também os estalos que fazem um barulho mais seco, que é o tendão encostando em uma articulação por alguma falta de estabilidade.
Quando o estalo vira mania
Provavelmente você já viu alguém estalando diversas partes do corpo, como por exemplo, os dedos das mãos. No entanto, apesar de parecer uma atitude inocente, a ortopedista recomenda evitar essa mania para que não vire um tique.
“O pessoal quer estalar as partes do corpo para se sentir melhor, é uma forma de aliviar a tensão. Mas a gente não sabe o que pode acontecer a longo prazo”, indaga.
Joelho estalando durante os treinos: é normal sentir dor?
Não! Se o seu joelho está estalando e você sente dor, saiba que existe algo de errado. Por isso, a Dra. Ana Paula ressalta a importância de buscar avaliação médica, pois pode significar dois diagnósticos diferenciais: o desgaste ortopédico e os problemas reumatológicos, as doenças autoimunes que vão causando a degeneração articular.
Pausa nos treinos
Para a médica, se você der uma pausa nos treinos e não cuidar, a dor pode surgir no treino seguinte. “Os estalos dolorosos podem ser passageiros, como uma artrite inflamatória que acontece por conta de uma sobrecarga. Então, se você tirar a sobrecarga, vai parar de dor. Mas é difícil especificar o tempo de pausa. Você pode esperar até o próximo treino, desde que não te limite, porém, se persistir é melhor procurar ajuda médica”, diz a Mestre em Ortopedia.
Fortalecimento do joelho
Para evitar estalos e qualquer outro problema nos joelhos, o mais importante é fortalecê-los para estabilizá-los. Você deve trabalhar os quatro grupos musculares, ou seja: a cadeia anterior, que é o quadríceps; a cadeia interna, que são os adutores; os músculos externos, que são os abdutores; e a parte posterior.
Buscando ajuda médica
A Dra. Ana explica que, geralmente, o estalo por desgaste articular é acompanhado por sintomas inflamatórios que incluem dor, vermelhidão e inchaço. Assim, a médica entrevistada ressalta que quando surgirem esses incômodos, o indicado é buscar ajuda médica o mais rápido possível para evitar desgastes ainda maiores.
Fonte: Dra. Ana Paula Ferreira, Professora Instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia e Médica Assistente do grupo de traumatologia do esporte pela Santa Casa de São Paulo