Joelheiras: Para que serve e quando usar
As dores e lesões nos joelhos são problemas comuns em atletas de média e alta resistência. Para evitar que isso aconteça, é recomendado o uso de joelheiras, equipamento que tem como objetivo proteger os joelhos, dando suporte mecânico para as articulações.
Desse modo, as joelheiras ortopédicas são estabilizadores que atuam na proteção dos ligamentos e mantêm a articulação comprimida. O que, consequentemente, aumenta o fluxo sanguíneo da área afetada e reduz dor e inchaço.
Apesar de ser utilizada especialmente para evitar o surgimento de lesões, as joelheiras também podem ser usadas para ajudar no processo de recuperação de uma lesão ou cirurgia. Contudo, é importante saber qual tipo de joelheira é adequada para sua necessidade. Por exemplo, se você costuma praticar o levantamento de pesos, a faixa simples pode ser uma ótima opção.
Leia também: Exercícios que vão melhorar seu desempenho na corrida
Benefícios
- Estimula a circulação sanguínea: Ajuda a diminuir o inchaço, acelera a recuperação e diminui a possibilidade de lesões;
- Proteger o joelho no contato com o solo: A joelheira ajuda a proteger o joelho principalmente em esportes onde o praticante tem contato direto com o solo.
Leia também: Melhores exercícios para fortalecer o quadril
Quando usar
Se você é iniciante e tem os joelhos saudáveis, pode ficar sem joelheiras por um período de tempo. Isso porque não há pressão suficiente na região para exigir seu uso. Contudo, conforme a intensidade e peso dos aparelhos vão aumentando, o acessório pode fornecer suporte adicional para executar os exercícios.
Além disso, também existe a possibilidade de usar fora do local de treino, seja em casa ou no trabalho, para facilitar e acelerar o processo de recuperação.
Leia também: Como proteger a lombar durante os exercícios