Janeiro Branco: o que é e porque é importante

Bem-estar Equilíbrio
05 de Janeiro, 2023
Janeiro Branco: o que é e porque é importante

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, marcando o primeiro mês do ano. Assim, a iniciativa foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais.

A escolha do período não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio por mudanças.

O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo, com 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.

No entanto, a saúde mental não merece atenção apenas no janeiro branco, é necessário ter cuidado durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro pessoas irá sofrer com algum transtorno mental durante a vida.

Saúde mental na pandemia

Nos últimos três anos, por conta da pandemia, o número de casos de doenças mentais aumentou drásticamente. Dessa maneira, muitas pessoas que antes tinham a mente “saudável” desenvolveram questões emocionais diferentes – especialmente as que perderam pessoas próximas. Desde estresse, irritabilidade e fobias até questões mais severas, como a ansiedade, depressão e pânico.

A procura por psicoterapeutas e psiquiatras aumentou muito durante esse período. Por isso, nos próximos anos as sessões de psicoterapia serão fundamentais para lidar com distúrbios causados pela pandemia.

Mesmo após quase três anos – e com a vacinação em dia – sentimentos como medo e incerteza do que está por vir predominam. 

Janeiro branco: Como cuidar da saúde mental?

Antes de mais nada, é importante entender que precisa de ajuda. “As pessoas acreditam que, faz parte do rol de doenças mentais apenas os casos mais severos em que os sintomas são aparentes. Não compreendem que a ansiedade e a depressão também são problemas psíquicos, e que apresentam o maior índice de crescimento hoje entre as doenças mentais diagnosticadas” diz a psicóloga e psicanalista Andrea Ladislau. 

A terapia é uma excelente ferramenta na construção da saúde mental do ser humano. Assim, por meio da da terapia o indivíduo poderá ter contato com seu eu interior e administrar de forma leve seus sentimentos e os desafios que o mundo impõe.

Leia também: Terapia: Como funciona e porque fazer

“Uma mente doente pode estar acometida por diversos problemas e transtornos variados, como angústias, depressão, fobias exageradas, pânico, traumas, síndromes entre outros. A questão é que só vamos nos atentar para isso quando já estamos doentes mentalmente” explica a psicóloga.

Por isso, cuidar da saúde mental é de extrema importância, requer principalmente o autoconhecimento. “Devemos buscar conhecer nosso interior, nossas questões, nossos sentimentos, nossas reações e respeitar nossos limites. Ao fazer isso não estaremos negligenciando nosso eu. Assim, fica mais fácil lidar com o mundo a nossa volta e nos relacionarmos melhor com os outros.” complementa a especialista.

Fonte: Andrea Ladislau, psicóloga e psicanalista.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

luto
Bem-estar Equilíbrio

Luto: Entenda a importância e saiba como lidar

O luto é um processo de angústia que todos os seres humanos passam durante a vida. Saiba como lidar com ele

frutas mais saudáveis do mundo
Alimentação Bem-estar Saúde

5 frutas mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Limão e morango são alguns dos itens presentes no ranking de frutas mais saudáveis do mundo. Veja a lista completa!

mulher fazendo o exercício crucifixo inverso na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inverso: para que serve e como fazer?

Ombros e costas são os músculos mais exigidos no crucifixo inverso. Saiba mais sobre o movimento e veja como executá-lo corretamente