É normal ter intestino solto durante a menstruação? Entenda
Cólicas, dor de cabeça, inchaço e dor nas mamas são sintomas comuns do período menstrual. No entanto, a inclusão de mais um indício de menstruação pode soar um tanto quanto incômodo para as mulheres e tornar o período ainda mais turbulento, como o intestino solto – ou desregulado. Mas por que isso acontece? Veja a seguir.
Veja também: Como cada fase do ciclo menstrual interfere no emagrecimento?
Intestino solto na menstruação: por que isso acontece?
O ciclo menstrual é marcado por uma variação hormonal típica que é responsável por uma verdadeira gangorra de emoções e sintomas físicos. No entanto, o intestino solto durante a menstruação não é mera coincidência, como explica o médico Luiz Fernando Pina, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana e endometriose:
“Quando a mulher menstrua, os hormônios caem de forma muito rápida. E com isso, o efeito fisiológico tende a acontecer, portanto, é normal que o intestino fique mais solto durante a menstruação”.
O médico explica que as idas frequentes ao banheiro se dão graças a variação hormonal e é caracterizada como normal e típica pelo médico. Dessa forma, esse balanço hormonal é sentido em diferentes partes do corpo através dos receptores de hormônios. Especialmente o estradiol e a progesterona podem impactar os cabelos, a bexiga e também o intestino.
Intestino solto na menstruação: Há formas de amenizar?
Embora inconveniente, ter o intestino desregulado durante a menstruação não é um problema — inclusive se trata de uma condição muito comum já que a dinâmica intestinal está diretamente relacionada a variação hormonal. Porém, se isso causa um desconforto muito grande na mulher, é possível adotar alguns métodos paliativos, como por exemplo parar a menstruação, com pílulas ou até DIU (dispositivos intrauterino) que também possuem efeito anticoncepcional.
“Uma consulta com o especialista pode ajudar a escolher o melhor método”, esclarece o médico e pondera que esses métodos devem ser aplicados caso o quadro seja intenso e gere grande incomodo.
É importante pontuar que o inverso também pode acontecer. Como a variação hormonal é intensa, algumas mulheres também podem sentir constipação, com o intestino mais lento. Isso acontece porque as pessoas podem responder aos hormônios de forma diferente. No entanto, o intestino solto costuma ser o mais comum.
Veja também: Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?
Como regular o intestino nesses casos?
A preparação para manter o intestino funcionando bem (mesmo em dias de menstruação) pode envolver alguns hábitos saudáveis relevantes. Veja a seguir:
- A principal dica é: mantenha a hidratação antes da menstruação e durante. Isso ajudará a reduzir o desconforto abdominal.
- Inclua alimentos que diminuam o trânsito intestinal, reduzindo o seu ritmo e, consecutivamente, deixando as fezes mais firmes, como por exemplo banana, goiaba e maçã, cenoura, batatas etc.
- Evite probióticos e alimentos fermentados ou muito condimentados.
- Manter as atividades físicas também é uma excelente escolha. Assim, se movimentar contribui com o aumento da endorfina
Por fim, se o quadro for recorrente, vale a pena buscar ajuda médica. “Em alguns casos, é possível refazer o microbioma com o uso de medicamentos. E o intestino é o foco para ajudá-lo a flutuar menos durante a menstruação”, finaliza o médico.
Fonte:
- Luiz Fernando Pina, especialista em reprodução humana e endometriose e diretor da Baby Center Medicina Reprodutiva.