São muitas as causas de inchaço nas mãos e pés. Mas, a mais comum delas é bem simples e muitas de nós já sentimos – ao ficarmos em pé ou sentados por muito tempo, ou seja com as pernas para baixo. Neste caso, o que acontece é que a ação da força da gravidade faz com que os líquidos retidos se movam para as áreas inferiores.
Isso quer dizer que podem aparecer em determinados períodos, como no pré-menstrual e na gravidez. Nestes casos, o inchaço acontece pela ação dos hormônios que aumentam a microcirculação e a passagem de líquidos para os tecidos.
Aqui uma curiosidade, geralmente associamos o inchaço com ficar muito tempo na mesma posição, como depois de uma jornada de trabalho. Mas, muitas vezes, depois de uma caminhada, por exemplo, há inchaço das mãos, pode observar. Pois, como os braços ficaram muito tempo para baixo, com movimentação reduzida, o inchaço aparece. Levantar e baixar os braços assim como abrir e fechar as mãos por algum tempo resolve a questão.
Leia também: Cardápio para desinchar nos dias de calor – especialmente no verão
Sinalizam a existência de alguma doença. Há muitas que podem ter inchaço como sintoma e as principais são insuficiência renal, insuficiência cardíaca congestiva, doenças do fígado e trombose venosa profunda. Então, sempre que o inchaço permanecer deve procurar um médico para encaminhamento de exames e possíveis tratamentos.
Fontes: Andrea Lopes Lipolis, médica cardiologista e sócia da Clínica Porto, em São Paulo, e José Luiz Cataldo, médico angiologista, membro da Comissão de Doenças Linfáticas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-SP).