Quando o assunto é método contraceptivo, podemos pensar em diversos deles. Se você é mulher, provavelmente já ouviu falar sobre o Implanon, um dos mais utilizados atualmente.
O implante anticoncepcional – mais conhecido como implanon – consiste em chip contraceptivo que libera de forma contínua no organismo um hormônio derivado da progesterona (etonogestrel). Assim, o método bloqueia a ação dos ovários e muda as características do muco cervical promovendo anticoncepção por até 3 anos.
O Dr. Luis Gustavo Cesario, médico ginecologista e coordenador da maternidade da Santa Casa de São José dos Campos, explica que ao contrário do anticoncepcional, o implante promove este hormônio de forma lenta e contínua no organismo, em quantidades geralmente mais baixas.
Além disso, o Implanon é reversível. Ou seja, caso a mulher queira engravidar, é possível retirar o dispositivo e estar apta para a gestação.
De acordo com o Dr. Luis Gustavo, o Implanon tem eficácia acima do DIU, contraceptivos orais e até mesmo da ligadura das trompas.
O Implanon é um dos métodos contraceptivos mais seguros, sua taxa de eficácia ultrapassa os 99% e o índice de falha é de 0,05%.
Veja os principais benefícios deste método contraceptivo:
Leia também: DIU Kyleena: Saiba como funciona, quais as vantagens e indicações
O implante contraceptivo é recomendado para mulheres de qualquer idade que desejam um método seguro para evitar a gravidez. Mas assim como outros métodos, o Implanon não é indicado para todos. “É contraindicado para pacientes que tenham alergia a qualquer componente da fórmula, pacientes com histórico ou presença de trombose, icterícia, câncer de mama ou de órgãos genitais, sangramento vaginal de origem desconhecida. E claro, caso haja suspeita ou confirmação de gravidez”, explica o Dr. Gustavo.
O dispositivo tem a forma de um bastão e é inserido na parte interna do braço. Antes de mais nada, se você deseja optar pelo Implanon, é fundamental buscar avaliação de um ginecologista e realizar os exames indicados para saber se está tudo bem com a sua saúde.
A colocação geralmente é feita em consultório médico, mas também pode ser realizada em hospitais. Não costuma ser doloroso pois os profissionais utilizam anestesia local. Basicamente, o implante é inserido na face anterior do braço, de seis a oito centímetros cima da linha do cotovelo. O procedimento costuma durar poucos minutos.
Fonte: Dr. Luis Gustavo Cesario da Silva, médico ginecologista e coordenador da maternidade da Santa Casa de São José dos Campos.