Iluminação nas academias ajuda no desempenho do treino
Provavelmente você já viu alguma academia com luzes azuis, vermelhas, amarelas ou roxas. As luzes diferente estão sendo utilizada cada vez mais. Mas apesar de parecer apenas um detalhe de decoração, a iluminação nas academias pode ser benéfica para o treino e para a saúde.
O objetivo principal da mudança de cores é que as pessoas tenham mais disposição para treinar. Assim, é uma forma de incentivá-las a darem tudo de si durante os treinos. Também ajuda a estimular os que sentem “preguiça” de praticar exercícios físicos. Afinal, as luzes trazem sensação de euforia, relaxamento e liberação de energia.
A iluminação nas academias pode afetar diretamente o desempenho do treino e a saúde cardiovascular, mas de forma positiva. É o que afirma Leandro Brito, pesquisador de pós-doutorado da Oregon Health and Science University, em entrevista ao portal G1.
Leia também: Academia lotada? Dicas para adaptar o seu treino
Benefícios da iluminação nas academias
De acordo com Leandro, após a prática de exercícios físicos, a nossa pressão atinge um nível menor do que o normal, a chamada hipotensão. Dessa forma, treinar em um ambiente com a iluminação diferente pode ajudar a controlar os níveis da pressão arterial. Pois a exposição às luzes comuns e intensas constringe os vasos sanguíneos e aumenta a pressão. Além disso, o especialista explicou que se exercitar no fim da tarde para a noite gera ainda mais benefícios.
Para algumas pessoas não é nada fácil se sentir super motivado a ir para a academia todos os dias. Por isso, é importante que o ambiente de treino seja o mais estimulante possível. A intenção de ter iluminação nas academias foi feita para atrair mais clientes a terem uma vida saudável e aumentar a permanência das pessoas.
Por fim, é claro, o mais importante é se movimentar. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, adultos devem realizar de 4 a 6 dias de treino resistido por semana. Mas vale ressaltar que todo e qualquer resultado, tanto hipertrofia, quanto desempenho ou emagrecimento, depende 100% do plano alimentar alinhado ao plano de treino.
Referência: G1