Ichigo ichie: Filosofia japonesa para a felicidade

6 de janeiro, 2020

Difícil de pronunciar, ichigo ichie é uma filosofia japonesa que prega a busca pela felicidade. O termo poder ser traduzido como “uma vez, uma reunião” ou como “neste momento, uma oportunidade”. Ou seja, significa que tudo o que acontece ao nosso redor e todas as experiências devem ser aproveitadas como um tesouro único, pois o que passou nunca será repetido da mesma maneira.

Portanto, defende que devemos tomar consciência de que a vida é curta. Assim, todos os dias que acordamos e os momentos em que estamos com pessoas queridas são valiosos e merecem atenção.

Leia também: Buscar um sentido para a vida influencia na saúde

Com isso, a prática desta filosofia japonesa deseja que cada um leve uma vida mais feliz e realizada, sem se sentir sobrecarregado pelo passado ou ansioso pelo futuro.

10 princípios do ichigo ichie

Não adie momentos especiais

A vida é uma questão de agora ou nunca. Com esse olhar, não desperdice momentos importantes, abrace, esteja com pessoas que gosta, ame e aproveite cada segundo.

Cada instante é único

Essa é a chave para viver intensamente. É só pensar que aquela pode ser a última vez que irá ver alguém que ama, que irá fazer algo que gosta (como ir a parques e shows). Por isso é inspirador cumprimentar e dizer adeus aos entes queridos com “ichigo ichie”, para conscientizar da natureza única de cada encontro.

Viva o o presente

Viajar para ao passado e o futuro pode fazer mal e ser doloroso. Ninguém pode mudar o que já aconteceu e nem saber o que vai acontecer. Então, viva o presente e as possibilidades do agora.

Faça algo que nunca fez antes

Experimentar coisas novas é essencial para obter conhecimento e permitir que algo inédito floresça em você. Afinal, fazer a mesma coisa repetidamente não trará resultados diferentes.

Pratique meditação

A meditação é muito importante para o bem-estar, para se desconectar do mundo e estar mais próximo de si mesmo. Você pode sentar em uma almofada de meditação ou até mesmo no chão, prestando atenção na respiração. Dessa forma, se sentirá mais leve e tranquilo.

Leia também: Guia de meditação para iniciantes

Fique atento aos cinco sentidos

Pratique a arte de ouvir, assistir, tocar, provar e cheirar cada momento. Assim, isso também permitirá que você fique mais alerta aos outros e aumente o nível de empatia e influência.

Observe coincidências

Estar atento às coincidências nos ajuda a melhorar a leitura dos sinais enviados pelo universo.

Faça de cada encontro uma festa

Não espere por eventos importantes – férias, aniversário, viagem –  para comemorar. Todos os dias devem ser celebrados com o estado de espírito certo.

Se você não gosta do que existe, faça algo diferente

Todos por natureza têm o poder de se reinventar quantas vezes for necessário. Entretanto, se sua realidade é muito tediosa e previsível para conviver com ichigo ichie, você tem a oportunidade de criar outra.

 Seja um caçador de momentos especiais

Como em qualquer outra atividade, quanto mais você praticar, melhores e mais abundantes serão os resultados.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.