Hot yoga: O que é e quais os benefícios
A prática de yoga é importante para quem deseja aliviar o estresse, lutar contra a ansiedade ou melhorar a postura e flexibilidade. Mas, você já ouviu falar sobre hot yoga?
Hot yoga surgiu em 1970, nos Estados Unidos, e consiste em aulas vigorosas de yoga. O exercício une diversos benefícios: é aeróbico, fortalece os músculos, desintoxica e proporciona mais disposição.
Assim, a aula de yoga normalmente dura de 60 ou 90 minutos, em uma sala aquecida entre 38° e 40°, com a umidade controlada. O calor ajuda a relaxar os músculos, deixando as articulações mais macias. Portanto, os praticantes avançam nas posturas com mais facilidade e intensidade, sem tanto risco de lesões.
Dessa forma, a prática de hot yoga foi criada para promover saúde por meio do equilíbrio e fortalecimento de cada um dos sistemas do corpo. O objetivo é prevenir e ajudar na melhora de doenças e lesões, além de retardar os efeitos do envelhecimento. Existem diversos outros benefícios, conheça alguns:
Melhora a flexibilidade
Provavelmente, você já ouviu falar que se alongar após um treino e com seus músculos aquecidos é mais seguro do que alongar com o corpo “frio”.
Então, um ambiente como o estúdio de hot yoga pode tornar as posturas mais fáceis e eficazes. O calor permite que você se estique um pouco mais e obtenha uma maior amplitude do movimento.
Um estudo feito em 2013 descobriu que após 8 semanas, os participantes de yoga aquecida tinham maior flexibilidade na região lombar, ombros e isquiotibiais do que o grupo contrário.
Queima mais caloria
De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, a queima de calorias pode chegar a 460 para homens e 330 para mulheres durante uma sessão de hot yoga de 90 minutos. Podendo queimar mais calorias do que um treino tradicional.
Reduz o estresse
Geralmente, as pessoas recorrem a essa modalidade como um maneira natural de lidar com o estresse. Um estudo feito em 2018 com adultos estressados e fisicamente inativos descobriu que um programa de 16 semanas de hot yoga reduziu significativamente os níveis de estresse dos participantes.
Além disso, melhorou a qualidade de vida relacionada à saúde e a crença de que você tem controle sobre seu comportamento e ambiente social.
Leia também: Como yoga ajuda a combater ansiedade e depressão
Reduz os níveis de glicose no sangue
Embora qualquer tipo de exercício possa ajudar a queimar energia e reduzir os níveis de glicose (açúcar) no sangue, o hot yoga pode ser útil para pessoas com diabetes tipo 2.
Leia também: Kundalini Yoga: Conheça a prática e seus benefícios
Outro estudo feito em 2013 descobriu que a prática de hot yoga a curto prazo melhorou a tolerância à glicose em adultos mais velhos e com obesidade. No entanto, teve menos efeito em jovens e magros.
Nutre a pele
A transpiração possui alguns benefícios e um deles é que em um ambiente quente ela pode melhorar a circulação, levando sangue rico em oxigênio e nutrientes às células da pele. Ajudando a nutrir a pele de dentro para fora.