Horas dormidas são menos importantes do que qualidade do sono
Você já deve ter ouvido falar que o ser humano precisa de oito horas diárias de sono para descansar adequadamente e manter a saúde. Todavia, um estudo recente publicado no periódico Sleep, aponta que as horas dormidas não importam tanto quando comparadas com a qualidade do sono.
A pesquisa, feita pela Universidade de Liverpool John Moores, do Reino Unido, reuniu 1.318 militares em formação. No período do curso, que durou 12 semanas, os cientistas avaliaram os hábitos de sono dos recrutas. Uma parcela teve duas horas a menos de sono do que os demais, e tal redução não impactou a disposição e a resposta imunológica dos voluntários.
Esses indicadores foram comparados com os dos outros participantes, que acumulavam mais horas dormidas, mas se sentiam cansados e mais vulneráveis a problemas respiratórios, segundo a avaliação. No entanto, os cientistas não apontaram os motivos pelos quais alguns militares eram mais predispostos a doenças respiratórias.
Veja também: Dormir tarde eleva risco de diabetes e doença cardíaca
Como melhorar a qualidade do sono, já que as horas dormidas podem ser irrelevantes?
Embora seja uma descoberta interessante sobre o sono, trata-se de um estudo isolado e que deve exigir mais experimentos com outros grupos de pessoas em contextos diferentes.
As horas dormidas devem seguir um mínimo por dia. Afinal, o sono se divide em diversos ciclos que precisam ser ininterruptos para garantir o descanso e a “faxina” que o organismo faz durante o descanso. Contudo, é mais importante perceber o quão descansado você está depois de uma noite de sono do que focar na quantidade de horas dormidas.
Algumas perguntas que podem ajudar a entender isso são:
- Estou me sentindo descansado, ou preciso de mais algumas horas de sono?
- Durante o dia, eu me sinto cansado ou disposto?
- Preciso de cafeína para me manter energizado durante o dia?
Caso você tenha uma rotina que começa cedo e termina tarde, talvez precise dormir mais para acordar renovado no dia seguinte. E tal necessidade muda conforme cada fase da vida e o que estamos fazendo no momento.
Para conquistar um sono de qualidade, independentemente de quantas horas você precisa para dormir bem, aí vão algumas dicas:
- Faça refeições leves à noite para não atrapalhar a digestão durante o sono.
- Desligue computadores, TV e celulares duas horas antes de dormir.
- Mantenha pouca iluminação em casa no cair da noite.
- Evite assistir a filmes e programas com conteúdos violentos.
- Por fim, fala alguma atividade relaxante, como tomar um banho quente ou colocar uma música tranquila antes de se deitar.