Dormir tarde eleva risco de diabetes e doença cardíaca

Saúde Sono
23 de Setembro, 2022
Dormir tarde eleva risco de diabetes e doença cardíaca

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças. Contudo, quais seriam as causas por trás dessas conclusões? Vamos entender melhor o assunto.

Dormir tarde pode impedir queima de gordura

Os pesquisadores identificaram que quem acorda cedo tende a utilizar mais a gordura como fonte de energia. Já aqueles que dormem tarde não gastam tanta energia e, com isso, favorecem o acúmulo de gordura, aumentando o risco de doenças. O estudo avaliou 51 adultos com obesidade que tinham hábitos de acordar cedo ou dormir tarde. Além disso, os pesquisadores monitoraram os padrões de atividade dos participantes por uma semana e testaram quais eram as fontes de energia do corpo quando realizavam exercícios de intensidade moderada ou alta em uma esteira.

Aqueles que acordam mais cedo também tinham uma resposta à insulina melhor não só durante o exercício, como durante o repouso. Mas, já aqueles que tinham como hábito dormirem mais tarde queimavam carboidratos mais do que gordura como fonte de energia, e eram menos sensíveis a ação da insulina.

Leia mais: Insulina alta: o que é, sintomas e o que fazer

Qual a explicação por trás disso?

Ainda não se sabe ao acerto o que leva a essas diferenças entre os metabolismos. Mas uma possível explicação seja o ritmo circadiano do próprio corpo, que engloba as funções que o organismo realiza ao longo do dia. Esse descompasso em relação aos ciclos naturais do corpo e os horários que as pessoas dormem ou acordam pode ser a possível explicação para os achados do estudo.

Sobre o autor

Beatriz Libonati
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em diabetes e obesidade.

Leia também:

Transplante de rim
Saúde

Transplante de rim: órgão doado faz falta? Quem pode doar? Entenda

Indicado para pessoas com doença renal crônica, transplante do novo órgão permite que o corpo volte a filtrar e eliminar líquidos e toxinas

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

Que horas o mosquito da dengue mais pica
Saúde

Que horas o mosquito da dengue mais pica?

Veja quais são os principais horários e como se prevenir da doença