Saiba a hora do dia em que o corpo mais queima calorias

11 de outubro, 2019

Quando o assunto é perder peso, muita gente faz de tudo para conseguir acelerar a queima de calorias e, assim, diminuir os ponteiros da balança. Desde novas dietas a consumir diferentes ingredientes para emagrecer.

Mas, o que ninguém nos disse, é que o segredo não é apenas se alimentar de maneira saudável, mas também em quais momentos devemos comer para que ocorra a queima de calorias de forma mais eficiente. 

Pesquisadores da revista inglesa Current Biology revelaram que o metabolismo queima 10% mais calorias entre as 17h e às 19h, mesmo em repouso.

O estudo consistiu em reunir um pequeno grupo de pessoas em um laboratório por um mês. Nesse espaço não havia janelas ou relógios, para que os participantes não medissem o tempo e simplesmente comessem e dormissem no momento em que seu organismo solicitasse.

No final deste período, descobriu-se que a taxa metabólica era mais alta no início da noite, na qual aproximadamente 130 calorias a mais foram queimadas.

Dessa maneira, a queima de calorias pode ser ainda mais turbinada quando se pratica exercícios físicos nesse período. 

Leia também: Como ter mais ânimo para malhar

Dicas para turbinar a queima de calorias e emagrecer

  • Crie um diário alimentar: Faça anotações de tudo o que come, quais foram os horários das refeições e, principalmente, seu estado emocional no momento. Assim, ficará mais fácil visualizar o que foi consumido errado ou em excesso e quais as causas desse deslize, como fome excessiva após longo jejum, estresse ou ansiedade
  • Concentre-se no que está comendo: no momento da refeição é importante focar  para controlar o que consome. Escolha locais tranquilos e agradáveis para fazer suas refeições e desconecte-se de aparelhos eletrônicos e redes sociais. Explore o sabor e a textura de cada alimento e mastigue com calma. 
  • Prefira comida de verdade: Priorize refeições compostas por comida de verdade, como arroz, feijão, batata, carne, frango, peixe, ovo, verduras, legumes, frutas, grãos, cereais, leite, iogurte natural. Fuja de alimentos industrializados, que são cheios de açúcar, gorduras, sódio e muitas vezes não saciam a fome por tempo prolongado e nem nutrem o corpo. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.