Hipoglicemia sem diabetes: sintomas e como é feito o diagnóstico
Apesar de raro, algumas pessoas podem apresentar hipoglicemia sem diabetes, ou seja, a queda na taxa de açúcar mesmo sem terem a condição. Diversos fatores podem levar a esse quadro, mas para entender melhor o assunto conversamos com a endocrinologista, Natália Alencar. Confira!
Afinal, o que é a hipoglicemia sem diabetes?
“A hipoglicemia sem diabetes é definida como glicose abaixo de 55 mg/dL, associada a sintomas como tremores, sudorese, taquicardia, dificuldade de concentração, sonolência, entre outros”, explica a especialista. Além disso, esses sintomas melhoram após a ingestão de açúcar ou glicose.
Leia mais: Afinal, o que é diabetes?
Sintomas
- Tontura
- Tremor nas mãos
- Dificuldade para se concentrar
- Fome repentina
- Confusão
- Dor de cabeça
- Pode levar à desmaios
Principais causas
- Insulinoma, que é um tumor no pâncreas que produz insulina em excesso
- Hipoglicemia pós cirurgia bariátrica, que ocorre por uma liberação excessiva de insulina após refeições com muita glicose nos pacientes operados.
- Hipoglicemia factícia, que é quando uma pessoa sem diabetes toma insulina ou algum remédio que baixa a glicose para induzir hipoglicemia.
- Doenças graves, como sepse, politrauma e câncer em estados avançados.
Como é feito o diagnóstico da hipoglicemia sem diabetes
De acordo com a especialista, o diagnóstico não é fácil. Mas o primeiro passo é confirmar se realmente é hipoglicemia por exame de sangue e se os sintomas melhoram após a elevação da glicose. Além disso, a depender do padrão de hipoglicemia, se desencadeado pelo jejum ou se ocorre após refeições, o médico pode pedir exame complementar.
Contudo, se for identificada hipoglicemia em jejum, solicitamos o teste do jejum prolongado. “Se ocorre após refeições, pedimos o teste da refeição mista”, conta Natália. Um dos tipos mais comuns é a hipoglicemia reativa, que acontece após refeições com muito carboidrato.
“Após feita a diferenciação do tipo de hipoglicemia, o médico irá investigar as causas mais prováveis para cada tipo. Se for hipoglicemia em jejum, solicita-se ressonância de abdômen para avaliar o pâncreas”, complementa. Mas se a pessoa tiver outros sintomas sugestivos de doenças graves, como anemia e perda de peso involuntária, tem de ser feita uma investigação ampla em busca de neoplasias.
Fonte: Natália Alencar, endocrinologista pela USP
Referência: ANAD