Hidro tabata: Conheça o método e seus benefícios

10 de março, 2020

Já ouviu falar na hidro tabata? Essa é uma das formas mais recentes de praticar exercícios intervalados de alta intensidade. Basicamente, é a mistura do método tabata com as propriedades da água por meio de uma variedade de atividades que permitem o aumento do metabolismo e a perda de peso. 

A modalidade tabata tradicional pode ser feita na esteira, com agachamentos, flexões de braços, corda, abdominais, desde que você execute o máximo de repetições que conseguir em 8 séries de 20 segundos com 10 segundos de intervalo entre as séries que é igual a quatro minutos.

Já na hidro tabata, as aulas começam com um pequeno aquecimento em piscina aquecida, seguido de uma série de sequências de exercícios de quatro minutos. Cada sequência é dividida em oito intervalos de 20 segundos de trabalho intenso, seguidos por 10 segundos de descanso. 

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Geralmente, muitos exercícios usarão apenas a água como equipamento, mas também poderão ser usadas ferramentas adicionais, como equipamentos específicos resistentes e para flutuação. Por fim, a aula terminará com um curto período de aquecimento e alongamento.

Benefícios

Fazer exercícios na água é uma das atividades mais terapêuticas que se pode desfrutar. Isso porque a água oferece resistência adicional ao treino, tornando o tabata mais seguro para ser realizado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, veja alguns dos outros benefícios da hidro tabata.

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  • Melhora a força.
  • Melhora a resistência cardio.
  • Melhor propriocepção (percepção de onde você está no espaço).

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.