Hidratar o cabelo: qual a frequência ideal?

Beleza Bem-estar
18 de Abril, 2023
Hidratar o cabelo: qual a frequência ideal?

Quem não gosta de estar com o cabelo limpo, brilhoso e sedoso, não é mesmo?  Hidratar o cabelo é um assunto que sempre desperta a atenção de quem se preocupa com a beleza e saúde dos cabelos. Isso porque com as agressões diárias, como uso excessivo de secadores, chapinhas, poluição e sol, os fios podem ficar ressecados, quebradiços e sem vida.

Por isso, é importante hidratar as madeixas para manter os cabelos saudáveis e com aspecto bonito. O melhor de tudo é que existem diversas maneiras de deixar o cabelo hidratado, como tratamentos em salões de beleza, produtos específicos para hidratação em casa, máscaras capilares e até mesmo receitas caseiras com ingredientes naturais.

Mas para realizar essa etapa do cronograma capilar pode surgir a dúvida: de quanto em quanto tempo podemos hidratar o cabelo?

Leia também: Café no cabelo: faz bem? Ajuda a crescer? Mitos e verdades

Frequência ideal para hidratar o cabelo

A frequência ideal para a hidratação capilar pode variar de acordo com as características do cabelo e dos produtos utilizados. 

Mas de acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Cosmetic Science, em 2018, usar o produto semanalmente promoveu uma melhora significativa na hidratação dos fios, enquanto a aplicação a cada 15 dias não apresentou um resultado tão expressivo.

Outra uma pesquisa feita em 2016 avaliou o efeito da frequência da hidratação capilar em cabelos com diferentes graus de dano. Os resultados mostraram que a aplicação semanal de um tratamento hidratante foi capaz de melhorar a hidratação dos fios e reduzir a quebra de cabelos com dano moderado a severo.

No entanto, hidratar o cabelo excessivamente pode prejudicar os fios, tornando-os oleosos e opacos. Além disso, a frequência de hidratação também pode depender de fatores como o tipo de cabelo, o clima e o estilo de vida. Por isso, é recomendado consultar um profissional especializado para determinar a frequência ideal de hidratação capilar para cada caso específico.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina