Hidratar o cabelo: qual a frequência ideal?
Quem não gosta de estar com o cabelo limpo, brilhoso e sedoso, não é mesmo? Hidratar o cabelo é um assunto que sempre desperta a atenção de quem se preocupa com a beleza e saúde dos cabelos. Isso porque com as agressões diárias, como uso excessivo de secadores, chapinhas, poluição e sol, os fios podem ficar ressecados, quebradiços e sem vida.
Por isso, é importante hidratar as madeixas para manter os cabelos saudáveis e com aspecto bonito. O melhor de tudo é que existem diversas maneiras de deixar o cabelo hidratado, como tratamentos em salões de beleza, produtos específicos para hidratação em casa, máscaras capilares e até mesmo receitas caseiras com ingredientes naturais.
Mas para realizar essa etapa do cronograma capilar pode surgir a dúvida: de quanto em quanto tempo podemos hidratar o cabelo?
Leia também: Café no cabelo: faz bem? Ajuda a crescer? Mitos e verdades
Frequência ideal para hidratar o cabelo
A frequência ideal para a hidratação capilar pode variar de acordo com as características do cabelo e dos produtos utilizados.
Mas de acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Cosmetic Science, em 2018, usar o produto semanalmente promoveu uma melhora significativa na hidratação dos fios, enquanto a aplicação a cada 15 dias não apresentou um resultado tão expressivo.
Outra uma pesquisa feita em 2016 avaliou o efeito da frequência da hidratação capilar em cabelos com diferentes graus de dano. Os resultados mostraram que a aplicação semanal de um tratamento hidratante foi capaz de melhorar a hidratação dos fios e reduzir a quebra de cabelos com dano moderado a severo.
No entanto, hidratar o cabelo excessivamente pode prejudicar os fios, tornando-os oleosos e opacos. Além disso, a frequência de hidratação também pode depender de fatores como o tipo de cabelo, o clima e o estilo de vida. Por isso, é recomendado consultar um profissional especializado para determinar a frequência ideal de hidratação capilar para cada caso específico.