Hidratação da pele do bebê: cuidados essenciais durante o inverno
A queda das temperaturas traz diversas alterações em nosso corpo: pele ressecada, problemas respiratórios, queda da imunidade, entre outras. No caso dos bebês, tais mudanças exigem ainda mais atenção, pois eles estão em fase de amadurecimento do organismo. É comum se preocupar com a saúde dos pequenos nessa época, mas um detalhe pode passar despercebido: a hidratação da pele do bebê.
A rotina de cuidados precisa ser diferente e mais criteriosa, pois a pele do bebê é mais frágil nos primeiros meses e anos de vida. Mesmo saudável, a pele infantil demora para apresentar as características de uma pele adulta.
“Estudos mostram que a camada córnea da pele do bebê é mais grossa que a de um adulto, mas perde água com mais facilidade. Em contrapartida, sua permeabilidade permite a absorção de água e outras substâncias”, explica Misael do Nascimento, médico tricologista e dermatologista do Instituto Nutrindo Ideais.
Na prática, além do ressecamento, o especialista explica que a pele do bebê fica mais exposta a infecções variadas por fungos e bactérias. “Basicamente, é uma pele que absorve muito mais. Então, é mais sensível a medicamentos, perfumes, metais e outros componentes tóxicos que a pele de um adulto”, comenta.
Confira a campanha de inverno
Dicas para acertar na hidratação da pele do bebê no inverno
Por ter uma pele tão delicada, o bebê precisa de uma rotina especial para mantê-la hidratada e protegida das agressões do frio. A seguir, veja os cuidados que não podem faltar para a hidratação da pele do bebê.
Fique de olho na temperatura do ambiente e na quantidade de roupinhas
“A criança precisa estar em uma temperatura confortável, pois o excesso de calor, seja do ambiente ou das roupas, pode causar desidratação. Afinal, a pele do bebê também perde líquidos mais facilmente”, orienta Misael do Nascimento. Portanto, observe se o local está bem climatizado para colocar ou retirar peças de roupas desnecessárias, se for o caso.
Por último, mas não menos importante, atenção à temperatura da água do banho. No frio, tendemos a preferir a água mais quente, o que favorece o ressecamento da pele. Contudo, ela deve ser morna para deixar o bebê relaxado e seguro durante o banho.
Escolha produtos de marcas confiáveis e especializadas em bebês
Lembre-se de que os bebês possuem demandas únicas para ter uma pele saudável. Então, opte por linhas de marcas que se preocupam com o bem-estar dos pequeninos, como Johnson’s.
A Loção Hidratante Relaxante Para Uso Diário JOHNSON’S® Baby Hora Do Sono proporciona uma agradável sensação de relaxamento, que ajuda o bebê a dormir melhor e por mais tempo¹ em apenas 7 dias, devido à sua exclusiva essência relaxante NATURALCALM®.
Com um cheirinho suave, proporciona uma pele delicadamente perfumada. Use como parte da rotina JOHNSON’S® Hora do Sono de 3 passos: banho morno, seguido de uma massagem relaxante e um momento tranquilo.
Outros benefícios e diferenciais
- Exclusiva essência NATURALCALM®, clinicamente comprovada, ajuda na melhoria da qualidade do sono.
- Bebês adormecem mais rápido, experimentando uma redução no tempo até o bebê pegar no sono². Os bebês dormem mais durante a noite, reduzindo o número de vezes que acordam³.
- Seguro desde o primeiro dia de vida.
- Testado por pediatras e dermatologistas.
- 94% de ingredientes naturais², incluindo glicerina.
- Hipoalergênico, formulado para ser suave.
- Livre de ingredientes agressivos à pele do bebê (corantes, parabenos, ftalatos e sulfato).
- pH ideal para a delicada pele do bebê.
Como usar
Inclua a loção como parte da rotina de 3 passos JOHNSON’S® e ajude seu bebê a dormir mais rápido e por mais tempo. Depois de um banho morno com JOHNSON’S® Sabonete Líquido Hora do Sono, massageie suavemente a loção por todo o corpo do bebê para relaxá-lo, e deixar a pele com uma sensação de maciez e suavidade.
- Indicações de uso: para bebês (6 a 18 meses).
Com qual frequência aplicar o produto na pele do bebê?
Prefira depois do banho do bebê, pois a pele está preparada para absorver os nutrientes do creme hidratante. Além disso, é desejável hidratar a pele após cada troca de fralda, de acordo com o dermatologista. Áreas de maior contato com o ar frio, como o rostinho e as mãozinhas, precisam de uma aplicação mais frequente. A dica é passar o produto sempre que sair na rua ao entrar em um lugar frio.
Ofereça alimentação e hidratação balanceadas
Nos primeiros seis meses de vida, o aleitamento materno é primordial para a saúde do bebê. Depois desse período, começa a transição alimentar, que deve ser seguida sob supervisão profissional.
Proporcionar uma boa nutrição do bebê em todo o seu desenvolvimento refletirá em uma pele saudável e livre de riscos de infecções e outras ameaças. Portanto, ofereça água, vitaminas, sopinhas e outros líquidos se seu filho já estiver nessa fase para assegurar a hidratação adequada.
Sempre consulte pediatras e dermatologistas
Por fim, conte com o apoio de especialistas para orientar sobre os melhores cuidados com seu bebê, tanto para o uso de produtos como para a alimentação.
¹Resultados obtidos com base na rotina de banho e pós-banho do bebê.
² Estudo clínico realizado com 405 bebês (de 7 a 36 meses) durante 3 semanas.
³ Cálculo conforme ISO 16128-1:2016 com base no volume cumulativo, incluindo água.