Novo estudo mostra que herbicida pode estar associado ao câncer de tireoide

Saúde
25 de Novembro, 2022
Novo estudo mostra que herbicida pode estar associado ao câncer de tireoide

Um herbicida à base de glifosato apresentou um efeito nocivo contra células da tireoide humana, agindo como um desregulador do sistema endócrino, isto é, componentes químicos que imitam os hormônios e alteram sua produção.

“O uso de herbicidas à base de glifosato está aumentando paralelamente ao aumento de casos de câncer de tireoide, que é o quinto câncer mais comum em mulheres no Brasil. É muito preocupante. Precisamos que os órgãos reguladores tenham mais fiscalização sobre os produtos agrícolas”, comenta Dra. Laura Sterian Ward, endocrinologista e coordenadora do estudo publicado no periódico Frontiers of Endocrinology.

Leia mais: Alteração de tireoide: afinal, como saber se você tem?

Detalhes sobre a pesquisa com herbicida

Na pesquisa, os estudiosos analisaram os níveis de Exposição Ocupacional Aceitável e o de Ingestão Diária Aceitável determinados pela Anvisa. Dessa forma, eles utilizaram 2 linhagens de células tumorais – células que derivam do tumor mais frequente da tireoide, o carcinoma papilífero – e uma linhagem controle. Depois, foram testadas 15 diferentes concentrações do herbicida original.

Como resposta dos experimentos, as células obtiveram um comportamento não-linear. Ou seja, altas concentrações do herbicida causaram morte significativa de células boas. Por outro lado, baixas concentrações resultaram na proliferação de células doentes.

Na lista dos ingredientes do herbicida em questão, o glifosato representa 25% da composição, sendo que os 75% que restam estão descritos no rótulo como “outros ingredientes”. De acordo com os pesquisadores, os efeitos desreguladores endócrinos e carcinogênicos do glifosato são observados há bastante tempo. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito na vida real em concentrações diferentes. Tampouco em células normais ou células tumorais da tireoide, que podem ter diferentes sensibilidades ao efeito do produto contendo glifosato (sendo o ingrediente ativo sozinho ou combinado com outras substâncias).

“Esses resultados nos mostram os riscos do uso de herbicidas à base de glifosato para a saúde humana e evidenciam a necessidade de realizar mais trabalhos sobre o assunto”, finaliza Dra. Laura.

Fonte: Dra. Laura Sterian Ward, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso