Alteração de tireoide: como saber se você tem?

Saúde
03 de Fevereiro, 2022
Alteração de tireoide: como saber se você tem?

Problemas na tireoide afetam boa parte das pessoas. E, aqui no Brasil, os dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia nos contam que cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos tem alguma alteração de tireoide. Uma das dúvidas muito comuns no consultório é como identificar alguma alteração de tireoide. E é bem fácil saber!

O hipotireoidismo acontece pela dificuldade da tireoide em produzir os hormônios T4 e T3 na quantidade que o corpo precisa para manter seu funcionamento em ritmo normal. Já o hipertireoidismo de origem na tireoide acontece quando a tireoide fabrica grandes quantidades de T4 e/ou T3. Assim, a glândula que controla a nossa tireoide se chama hipófise, fica localizada no cérebro, e fabrica o hormônio TSH – hormônio tireoestimulante.

Leia também: Autoexame de tireoide: Como fazer e porque importa

Para fazer o diagnóstico de qualquer alteração de tireoide, inicialmente dosamos TSH e T4 na forma livre – chamado de T4 livre. Se houver alguma alteração nesses primeiros 2 exames, podemos, então, prosseguir com outras dosagens hormonais como T3 e anticorpos. Por fim, se preciso, complementar com o ultrassom de tireoide.

Referência: Enodrino.org

Andressa Heimbecher

Sobre o autor

Andressa Heimbecher
Dra. Andressa Heimbecher (@endocrinologiaemdia) Endocrinologista Metabologista - CRM SP-123579 Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2004), residência em Clínica Médica e em Endocrinologia e Metabologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma